Cientistas encontram a única espécie de tubarão que consegue andar em terra

Por Hardcore

ntistas encontram a única espécie de tubarão que consegue andar em terra na costa de Papua Nova Guiné - Foto: screenshot vídeo

Uma espécie de tubarão que consegue andar em terra. Já imaginou que isso fosse possível?

Leia mais:

+ Surfista é perseguido por tubarão e filma tudo; Assista

+ Os lugares do mundo que tiveram mais ataques de tubarão em 2021

+ Essa roupa de borracha foi feita para resistir à mordida de tubarão; conheça

No dia 3 de maio de 2022, cientistas registraram um animal incrível na costa de Papua Nova Guiné, arquipélago perto da Indonésia. Pertencente à família Hemiscylliidae, o tubarão encontrado é a única espécie que consegue andar em terra.

As imagens feitas pelo biólogo e conservacionista Forrest Galante foram compartilhadas no especial do Discovery Channel chamado Ilha dos Tubarões Caminhantes (veja no vídeo abaixo).

A espécie do tubarão, conhecida como Tubarão-epaulette ou Tubarão das dragonas, é a Hemiscyllium ocellatum, que é comum na Indonésia. Podendo alcançar quase um metro de comprimento, o animal apresenta manchas castanhas e pretas por seu corpo e tem como alimento predileto carangueijos e outros invertebrados que são caçados quando o tubarão está em terra.

Isso porque, o H.ocellatum aguarda a maré baixa para rastejar seu tronco e barriga na parte terrosa para passar pelas poças de água que se formam. Podendo se transportar 30 metros ou mais em terra firme, o animal conta com algumas modificações físicas para a vida terrestre, conseguindo se mover com a barbatana e sobreviver com oxigênio escasso.

Assim, esses animais conseguem pegar suas presas desprevenidas. Nos registros feitos por Galante, é possível visualizar o  animal se deslizando por uma poça de maré que mal continha água suficiente para ele.

-Publicidade-