Ainda que seja conhecida pelas paisagens gélidas, com impressionantes picos de montanhas, profundos fiordes glaciares e vales cobertos de vegetação, a Noruega possui uma outra face que desperta com as temperaturas mais altas, em que é possível experimentar cidades litorâneas, bairros charmosos com casas de madeira tradicionais e belas paisagens de verão.
+ Quer criar filhos que amam a vida ao ar livre? Siga este exemplo da Noruega
+ A lei que garante o acesso à natureza na Noruega
+ Descubra quatro praias brasileiras com água gelada mesmo no verão
As chamadas sommerbyer, palavra norueguesa que significa “cidades de verão”, ficam no litoral e atraem muitos turistas. Tratam-se de cidades portuárias onde se encontram muitas das tradicionais casas pintadas de branco. Conheça a seguir três icônicas “cidades de verão” do país nórdico para aproveitar as temperaturas mais altas:
3 cidades para visitar no verão da Noruega
1. Tvedestrand
A pequena cidade de Tvedestrand carrega um charme sem igual e uma energia litorânea evidente em sua atmosfera, tanto no que diz respeito sua paisagem dotada de casas pintadas de branco à beira-mar e uma natureza exuberante que circunda a cidadela, quanto pelo conhecido aroma litorâneo. Na região, os visitantes poderão encontrar livrarias antigas em cada esquina, com achados de segunda mão que o levarão a outros mundos a cada página.
Enquanto estiver lá, é fundamental explorar o bucólico arquipélago, que faz parte do parque nacional marítimo Raet. Também vale a pena pegar uma balsa para as ilhas isentas de carros Sandøya e Lyngør, ou aproveitar o parque aquático ao ar livre de Tvedestrand durante o verão.
2. Risør
Risør é outra “cidade de verão” que carrega as influências culturais que “acompanham o mar”. Além do fato dessa cidade portuária norueguesa ser conhecida, naturalmente, por suas tradicionais casas pintadas de branco, é preciso destinar algum tempo para visitar os artesãos locais. A cidade abriga muitas lojas de produtos locais exclusivos, como a Embla Design ou a Galleri Villvin, o que a torna um verdadeiro paraíso para os amantes de joias feitas à mão e outros artesanatos.
Além das casas tradicionais, os habitantes de Risør se destacam na fabricação de barcos. Eles são tão bons que, inclusive, organizam um festival anual de barcos de madeira: o Risør trebåtfestival.
3. Kristiansand
A cidade mais ao sul da Noruega é conhecida como a capital alegre da região sul. Um ótimo lugar para começar a descobrir Kristiansand é no centro histórico de Posebyen, onde se encontra uma das maiores coleções de antigas e encantadoras casas de madeira brancas do norte da Europa. Posebyen é uma pequena e agradável comunidade urbana e a única coisa que restou após um grande incêndio na cidade no ano de 1892. Hoje em dia, suas ruas estão preenchidas por pequenas lojas peculiares.
Kristiansand também recebe o título de “a cidade das crianças”. Isso porque ela abriga um destino que as crianças norueguesas muito desejam: o Zoológico e Parque de Diversões Dyreparken, que também inclui um grande parque aquático durante o verão.