Uma seca extrema atingiu o estado de Utah (EUA) recentemente e fez ressurgir uma cidade fantasma que estava submersa há 60 anos no Condado de Summit. O local foi redescoberto no reservatório de Rockport, que atingiu seus níveis mais baixos desde que foi preenchido há 64 anos.
+ Turismo macabro: conheça os destinos mais mal assombrados do mundo
+ Por que essa mulher escolheu viver em uma cidade fantasma
+ Com seca em Taiwan, homem acha celular que perdeu no lago um ano antes
A cidade fantasma que ressurgiu com a seca também leva o nome de Rockport. Agora, rastros de construções podem ser vistos no local. As informações são do Salt Lake Tribune.
“É meio triste devido às condições de seca, mas é um pequeno vislumbre olhar para trás e ver o que estava lá”, disse o porta-voz da Divisão de Parques Estaduais de Utah, Devan Chavez, ao jornal norte-americano. “Está nos ajudando a lembrar um pouco da nossa história.”
Assista um vídeo do local gravado por um drone:
A Divisão de Parques e Recreação de Utah informa que os colonos brancos chegaram pela primeira vez à área do Parque Estadual de Rockford em 1860. A cidade foi originalmente chamada de Crandall, mas um ano depois foi rebatizada de Enoch City. Foi só depois da Guerra Black Hawk entre os EUA e os nativos americanos que o local foi chamado de Rock Fort.
Posteriormente, foi rebatizada de Rockport, e a área nunca teve uma população acima de 200 habitantes. Apenas 27 famílias viviam na área na década de 1950 quando o governo federal comprou o terreno para construir a Represa Wanship, que agora é Rockport Reservoir.
O Bureau of Reclamation construiu a Barragem de Wanship entre 1954 e 1957. A cidade de Rockport foi então inundada e o reservatório foi criado.
Com a seca que afeou cerca de 2,8 milhões de pessoas em Utah, partes de algumas construções da cidade ressurgiram no local. Segundo veículos locais, mais de 88% do estado está na categoria de seca extrema.