Mais de 100 ciclistas desistiram de participar do Torneio Interclubs Vinalopó, em Vilhena, na Espanha, após o anúncio de um teste antidoping na prova que aconteceu no último sábado (2).
+ Este capacete é a mais nova polêmica do ciclismo profissional
A presença da Comissão Espanhola de Luta contra o Doping no Esporte (CELAD) no evento fez com que 130 dos 182 atletas inscritos abandonassem a prova. A maioria dos ciclistas alegou acidentes e pneus furados como justificativa para sua ausência após o anúncio do teste antidoping.
O oitavo colocado na corrida, o ciclista espanhol Álvaro Marzá, expressou sua frustração com a situação através do Instagram. “Controle Antidoping em Vilhena = furos e retiradas. Não é uma fórmula matemática, é a pura realidade. Tomaremos medidas porque isto é uma piada”, disse.
Após a desistência em massa, a organização da prova emitiu um comunicado reafirmando seu compromisso com a luta contra o doping. “Orgulho de ser um evento que defende o ciclismo limpo e justo”, declarou o Torneio.
”Queremos enviar uma mensagem clara a todos os participantes e fãs do ciclismo: o doping não tem lugar em nosso esporte. Apoiamos os ciclistas que competem de maneira limpa e honesta e estamos determinados a proteger a integridade do ciclismo”, completou.
¡ COMUNICADO IMPORTANTE !
Nota de prensa sobre los controles antidoping aleatorios y la postura del Torneo Interclubs Valle del Vinalopo.https://t.co/tNdQ83gXjB@dipuAlicante @fciclismocv pic.twitter.com/aKOAdoUsPt
— Interclubs Vinalopo (@icvinalopo) March 6, 2024