Uma ciclista canadense de 20 anos pedalou 812 quilômetros em um período de 24 horas em sua tentativa de quebrar o recorde mundial do Guinness. Lucy Hempstead superou a marca feminina de 680 quilômetros, o recorde anterior de maior distância pedalada em uma bicicleta ergométrica durante 24 horas.
A aspirante a ciclista olímpica de 2024 subiu em uma bicicleta na sexta-feira às 18h e terminou sua jornada de 24 horas às 18h de sábado, percorrendo mais de 100 km além dos 680 km (terminando com 812). Ela estava participando do programa de ciclismo virtual Zwift.
“Foi muito emocionante (quando passei o recorde)”, disse ela ao Toronto Sun. “Não esperávamos que acontecesse tão cedo.”
Ela disse que houve alguns momentos difíceis durante o teste de resistência, que a viu passar por 12 estágios de duas horas cada.
Leia Mais:
Karina Oliani bate recorde em travessia de lago de lava
Sul-africano quebra recorde após remar por 70 dias e cruzar o Atlântico
“Foi uma loucura (sábado de manhã)”, disse Lucy. “Em um determinado momento, tudo estava doendo, eu estava quebrando (quando parece que não sobrou nada no combustível) e estava com náuseas demais para conseguir comer. Eu pensei por um momento que eu poderia não conseguir continuar, mas eu tive um momento para mim mesma e ouvi música e me recuperei.”
O desafio de Lucy também tinha como objetivo arrecadar fundos para ajudar a combater o impacto negativo na saúde mental da pandemia COVID-19. A campanha feita pela atleta conseguiu arrecadas mais de 400 mil dólares canadenses (cerca de R$ 1,8 milhões). Esses fundos apoiarão o Hospital Michael Garron, que oferece atendimento a muitos indivíduos e famílias de baixa renda.
Sobre o recorde de Lucy, a distância oficial ainda está sendo verificada. O processo de confirmação de um Recorde Mundial do Guinness é rigoroso, exigindo gravação em vídeo de uma tentativa, testemunhas pessoais e registro no Guinness bem antes da tentativa. Por causa de todas essas verificações, o estabelecimento de um registro como oficial leva tempo.