Uma equipe de chineses escalou o Monte Everest, tornando-se os únicos escaladores a atingir o pico mais alto do mundo durante a pandemia de coronavírus. De acordo com a mídia chinesa, os integrantes são pesquisadores e estão lá para medir novamente a altura do Everest, que fica na fronteira com o Nepal.
Este ano, os dois países proibiram as equipes estrangeiras de escalar a montanha devido a restrições de viagem ao coronavírus.
+ China instala torres de 5G no Everest e faz transmissão ao vivo do local
+ Nepal recusa limpeza do Everest em meio a pandemia
A China permitiu apenas uma equipe comercial composta por 25 montanhistas chineses subisse o Everest pela Face Norte este ano, enquanto o Nepal cancelou todas as expedições, que são feitas pelas Face Sul.
A equipe chinesa começou sua subida em abril e as janelas de tempo foram frustradas até agora pela má previsão.
Vídeo de membros da equipe chinesa no cume:
Everest North Side 28-05-2020*********************************14 Chinese Clients with 21 Tibetan Supporting climbers made it to summit of Everest today morning. The youngest team member, 小雨点 of 16 years also made it to summit successfully. Here is her video on the summit of Mt Everest.
Posted by Imagine Nepal on Wednesday, May 27, 2020
Os guias de escalada conseguiram fixar cordas ao cume somente na terça-feira (26), permitindo que o restante da equipe subisse na quarta (27), disse a agência de notícias Xinhua.
A cume da equipe chinesa no Everest ocorre justamente quando a China celebra o 60º aniversário de sua primeira ascensão bem-sucedida do pico.
Na primavera de 1960, apenas os chineses chegaram ao cume. Indianos também tentaram, mas não conseguiram, segundo a Himalayan Database, uma organização que mantém registros de todas as expedições no Himalaia.
Esta temporada também fica marcada pelo contraste com a do anos passado, em qu mais de 900 pessoas atingem o topo do Everest, com a grande maioria das pessoas vindas do lado sul do Tibete.
Altura do Everest
A China afirma que a altura do Everest como 8.844,43 (excluindo a camada de neve) depois de realizar uma medição em 2005. Mas o Nepal usa 8.848m, um valor determinado pela Pesquisa da Índia durante o domínio colonial britânico. Essa altura também inclui a camada de neve.
Os efeitos do terremoto de 2015 na montanha ainda não foram avaliados. Alguns geólogos acreditam que isso pode ter causado o encolhimento da calota de neve.