Pessoas com deficiências visuais e físicas podem aproveitar a trilha inclusiva “Los Copihues”
Por Redação
O Chile, por meio da Corporación Nacional Forestal (Conaf), inaugurou a primeira parte de uma trilha inclusiva na região Cerro Ñielol, em Temuco, 100% natural. O trajeto vai permitir que pessoas com deficiência visual e física possam aproveitar mais a natureza.
A trilha foi batizada de chamada “Los Copihues”, em referência ao copihue (Lapageria rosea), a flor nacional do Chile. De acordo com o CONAF a trilha tem a proposta de servir como uma “terapia florestal”, onde os indivíduos podem tocar as cascas das árvores, as texturas das folhas, sentir o silêncio que a natureza proporciona, mas também o canto dos pássaros.
- Torne a aventura mais inclusiva
- Dois amigos cadeirantes viajam 45 mil km pelas Américas
- Mochileiro cego e surdo já visitou mais de 120 países
Nesta semana, participantes da Casa da Inclusão do Município de Freire percorreram os primeiros 200 metros da trilha inclusiva. A trilha está localizada ao lado do estacionamento do parque. O acesso é gratuito a pessoas com deficiência e seus acompanhantes
Segundo o diretor do CONAF Araucanía, Julio Figueroa, a ideia é replicar a iniciativa em outras regiões do país. “Por enquanto, temos cinco trilhas inclusivas, três neste Monumento Natural, outra no Parque Nacional de Huerquehue e a última no Parque Nacional de Tolhuaca.”
O Parque Nacional de Turismo Cerro Ñielol fica a 670 km ao sul da cidade de Santiago.