Por Redação
O vulcão Kilauea está em erupção desde 3 de maio e não para que nos surpreender. Nesta quinta-feira (24) foram registradas imagens de chamas com a coloração azul próximas a lava do vulcão. O efeito azulado é devido ao gás metado produzido. Ele ocorre quando a lava entra em contato com plantas e árvores e sai pelas rachaduras abertas no solo. O gás ainda pode causar explosões se ficar retido no subsolo.
Em entrevista a Associated Press, o cientista do Serviço Geológico dos Estados Unidos, Jim Kauahikaua disse que o efeito “é muito dramático e muito estranho”, sendo esta a segunda vez que ele vê chamas azuis durante uma erupção vulcânica. Mais de 20 fendas foram abertas no solo e liberam lava, dióxido de enxofre e vapor, de acordo com a Associated Press.
Um vídeo publicado ontem pela US Geological Survey mostra as misteriosas chamas azuis surgindo entre rachaduras em uma estrada. Confira:
Desde o início da erupção, a erupção do Kilauea destruiu 50 edifícios, além de cerca de duas dúzias de casas. Uma pessoa ficou gravemente ferida após ser atingida pela lava.
Leia Mais: As ondas perfeitas de um surf resort no meio do Texas Timelapse da escalada mais rápida no monte El Capitan