6 cenários de filmes indicados ao Oscar 2022

Os cenários de alguns dos principais filmes indicados ao Oscar 2022 | Go Outside
O deserto de Wadi Rum, na Jordânia, é cenário de "Dune", um dos líderes de indicação do Oscar 2022. Foto: Shutterstock

Além de arte e história, cinema também tem tudo a ver com viagem. O Oscar 2022 acontece neste domingo (27) e muitos dos filmes indicados ao prêmio chamam a atenção devido aos seus lindos cenários. Conheça alguns destinos que marcaram as produções do último ano:

+ Casal viaja para locais que são cenários de filmes para recriar cenas das telonas
+ Novos filmes de aventura que trazem o outdoor para dentro de casa

6 cenários de filmes indicados ao Oscar 2022

1) “Ataque dos Cães” – Dunedin, Nova Zelândia

Os cenários de alguns dos principais filmes indicados ao Oscar 2022: Dunedin | Go Outside
Dunedin, Nova Zelândia. Foto: Shutterstock

Um dos favoritos para ser coroado como o melhor filme do ano é um drama psicológico ocidental ambientado no estado americano de Montana na década de 1920. Para recriar autenticamente a aparência e a sensação do oeste americano do início do século 20, o longa foi filmado principalmente na zona rural de Otago, na Nova Zelândia, que oferece uma riqueza de cenários deslumbrantes para dar vida à história, incluindo montanhas, vastas planícies e rios.

Dunedin, também conhecida como a “Edimburgo do Sul”, é a capital de Otago e é conhecida tanto pela sua herança escocesa como maori. Os cinéfilos também podem vislumbrar a cidade no filme, dado que várias cenas foram filmadas ali. A cidade é cercada por colinas e está situada no final de um longo e pitoresco porto. A arquitetura histórica vitoriana está espalhada por toda a cidade, com o icônico Castelo de Larnach no alto das colinas da Península de Otago sendo o mais famoso, principalmente porque é o único castelo da Nova Zelândia.

2) “Duna” – Wadi Rum, Jordânia

Os cenários de alguns dos principais filmes indicados ao Oscar 2022: Wadi Rum | Go Outside
Wadi Rum, Jordânia. Foto: Shutterstock

A épica ficção científica – sobre um jovem talentoso que deve viajar para o lugar mais perigoso do universo para garantir o futuro da sua família e do seu povo – se passa em um planeta desértico com paisagens arenosas e formações rochosas. O deserto da vida real de Wadi Rum, na Jordânia, que é também Patrimônio Mundial da UNESCO, proporcionou o local de filmagens ideal.

Para explorar as suas famosas rochas vermelhas e paisagens, os viajantes podem fazer caminhadas, escaladas ou até mesmo participar do Wadi Rum Jeep Tour, que os levará a alguns dos locais mais populares do deserto. Para uma experiência inesquecível, vale a pena passar a noite num acampamento no deserto, em um dos locais de observação de estrelas mais impressionantes do planeta.

3) “Belfast” – Belfest, Irlanda do Norte

Os cenários de alguns dos principais filmes indicados ao Oscar 2022: Belfast | Go Outside
Belfast, Irlanda do Norte. Foto: Shutterstock

Contando a história de uma família da classe trabalhadora e a infância do filho durante o tumultuado final dos anos 1960 na capital da Irlanda do Norte, este filme semi-autobiográfico, em preto e branco, é indicado a vários prêmios este ano. Embora Belfast possa ter tido um passado conturbado, a cidade se transformou em uma capital contemporânea e animada, que oferece uma ampla seleção de restaurantes, vida noturna agitada e uma rica herança cultural, com marcos históricos como a Catedral de Belfast.

Belfast é também o berço do navio mais famoso do mundo, o Titanic, que atingiu um iceberg e afundou em 1912. O legado desta viagem pode ser encontrado por toda a cidade, incluindo um museu revestido de alumínio, que lembra o casco de um navio, onde os visitantes podem conhecer uma exposição com tema do Titanic explorando a história da construção naval da cidade.

+ 5 lugares de filmes de terror que você pode visitar

4) “Drive My Car” – Hiroshima, Japão

Os cenários de alguns dos principais filmes indicados ao Oscar 2022: Hiroshima | Go Outside
Hiroshima, Japão. Foto: Shutterstock

O drama japonês sobre um ator idoso e viúvo que tem a oportunidade de dirigir uma produção teatral em Hiroshima é ambientado e filmado nesta cidade no sudoeste do Japão. Enquanto a cidade foi tragicamente destruída no final da Segunda Guerra Mundial, Hiroshima floresceu em uma metrópole vibrante e moderna, ao mesmo tempo em que conseguiu manter seu espírito e charme tradicionais japoneses.

Depois de visitar os museus e monumentos da cidade para conhecer sua história e cultura, incluindo o famoso Parque Memorial da Paz de Hiroshima, os visitantes podem experimentar algumas das deliciosas culinárias que o Japão tem para oferecer. O tour noturno gastronômico e cultural dará aos apreciadores a oportunidade de descobrir a cultura única da cidade por meio de sua culinária, incluindo iguarias grelhadas, frutos do mar frescos e tempurá.

+ Filme de bike: veja a lista dos melhores clássicos

Os cenários dos filmes indicados ao Oscar 2022:

5) “A Filha Perdida” – Spetses, Grécia

Spetses, Grécia. Foto: Shutterstock

O drama sobre uma professora de férias que fica fascinada por uma jovem mãe foi filmado na ilha grega de Spetses. A apenas duas horas de balsa de Atenas, a ilha tem tudo a ver com relaxamento e abriga muitas praias bonitas. Sua pitoresca cidade, com mansões venezianas espalhadas por toda parte, destaca-se por sua arquitetura e elegância. Com restaurantes e bares em cada esquina, existem inúmeras opções para desfrutar de uma bebida refrescante e alguns pratos frescos e tradicionais.

6) “Encanto” – Barichara, Colômbia

Barichara, Colômbia. Foto: Shutterstock

A popular animação musical sobre uma família extraordinária, escondida em um lugar encantador nas montanhas da Colômbia, foi inspirada na beleza do país. A vila do filme é uma imagem espelhada de Barichara, uma cidade montanhosa do século XVIII perfeitamente preservada na província de Santander.

Esse destino possui ruas de paralelepípedos e casas caiadas com telhados tradicionais de telha vermelha e portas de madeira, além de edifícios históricos e igrejas espalhadas por toda a cidade. Para uma experiência mais fora do comum, os visitantes também podem fazer a rota El Camino Real, que é uma caminhada de duas horas por uma antiga estrada de pedra entre Barichara e Guane, outra cidade bastante fotogênica.

+ 6 filmes para ensinar crianças e adolescentes sobre mudanças climáticas
+ Art Form: filme mostra o surf como ferramenta de criatividade e liberdade

Oscar 2022: Onde assistir a cerimônia

O Oscar 2022 acontece neste domingo (27) transmitido do Teatro Dolby, em Los Angeles. No Brasil, a premiação será exibida apenas pelo serviço de streaming Globoplay.

-Publicidade-