O governo do Canadá pediu nesta quarta-feira (15) à população que evite viagens não essenciais ao exterior durante as férias de Natal por causa da nova variante ômicron do coronavírus, que “nos faz temer o pior” devido à sua rápida disseminação.
+ Rodinha Zero promove o desenvolvimento integral de crianças de 4 a 11 anos
+ Variante ômicron: Japão suspende reservas de voos de entrada no país
+ O surfe em Portugal vai muito além de Nazaré
“Oficialmente, nosso governo está aconselhando os canadenses a evitar viagens não essenciais para fora do Canadá”, declarou o ministro da Saúde, Jean-Yves Duclos, em coletiva de imprensa.
“Agora não é hora de viajar. A rápida disseminação da variante da covid em escala global nos faz temer o pior”, continuou.
A recomendação de viagem será reavaliada dentro de quatro semanas, mas restrições de saúde pública podem ser impostas enquanto a situação pandêmica piorar, disseram autoridades durante a coletiva.
O governo federal propôs o fechamento das fronteiras em uma reunião de emergência com os líderes provinciais na noite de terça-feira, mas a medida foi totalmente rejeitada, indicou uma fonte do governo à AFP.
A Organização Mundial da Saúde (OMS) alertou na terça-feira que os casos relacionados à variante ômicron estão se multiplicando rapidamente, exigindo uma ação rápida dos países para tentar impedir sua disseminação.
Nesta quarta-feira, havia 40.000 casos ativos de covid no Canadá e pelo menos 4.500 novas infecções registradas pelas autoridades de saúde.