Calor avança no Brasil, mas frente fria deve chegar na quarta trazendo chuva

Calor avança no Brasil, mas frente fria deve chegar na quarta trazendo chuva
Foto: Reprodução

A baixa de umidade e onda de calor em pleno inverno tem os dias contados no Brasil. No início dessa semana, as temperaturas seguem bem elevadas nas regiões Sudeste e Centro-Oeste. De acordo com o Climatempo, as máximas continuam acima da média para o período e o ar seco chama a atenção com índices bem críticos, especialmente nas áreas centrais do país.

+ Homem abre saída de emergência de avião após passageiros desmaiarem de calor; VÍDEO

+ Precisamos nos preparar para ‘calor extremo’, alertam cientistas

+ Pinguim é resgatado por surfista no Guarujá

Já na quarta-feira (25), é prevista uma frente fria trazendo chuvas, mas ainda assim, não deve ser suficiente para derrubar as temperaturas.

Segundo o Climatempo, a frente fria junto com a umidade da Amazônia pode gerar pancadas de chuva no Sul, entre os estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina, e em Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, sul e Goiás, São Paulo, Rio de Janeiro e centro-sul de Minas Gerais entre os dias 27 e 31 de agosto.

A expectativa é de que quarta e quinta sejam os dias mais quentes desta semana. Neste período, as máximas ficam entre 35°C e 40°C em várias cidades do oeste e norte do Paraná e de São Paulo, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.

O Climatempo ainda aponta que, a cidade do Rio de Janeiro deve marcar recordes de maior temperatura do inverno, chegando a 37°C também na próxima quarta-feira.

A previsão para São Paulo, de acordo com o Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas (CGE), é que os próximos dias sejam bem quentes, secos e com temperaturas elevadas em toda a região metropolitana.

Na quarta-feira (25), o mesmo histórico de calor se repente e o calor aumenta. Os termômetros podem oscilar entre mínima 16°C e máxima de 32°C no meio da tarde. Até quinta-feira (26), há grande chance de novos recordes de calor, seja do inverno ou do ano de 2021.