Humanos e cães são melhores amigos há muito tempo – digamos que há milhares de anos. De acordo com uma nova pesquisa, a domesticação dos cães remonta a 11.000 anos, ao final da última Idade do Gelo.

Isso confirma que os cães foram domesticados antes de qualquer outra espécie conhecida. Ao sequenciar cuidadosamente o DNA de cães antigos, os pesquisadores descobriram que já havia pelo menos cinco linhagens genéticas distintas no final da última era glacial.

Uma equipe internacional analisou os genomas inteiros (o complemento total do DNA nos núcleos das células biológicas) de 27 restos de cães antigos associados a uma variedade de culturas arqueológicas. Eles os compararam entre si e com os cães modernos.

Os resultados revelam que raças como o Rhodesian Ridgeback no sul da África e o Chihuahua e o Xoloitzcuintli no México retêm traços genéticos de antigos cães indígenas da região.

Leia Mais:
+ Ter um cachorro pode te ajudar a viver mais, sugere estudo
+ Dicas para se exercitar junto com o seu cachorro

“Se olharmos para trás, mais de quatro ou cinco mil anos atrás, podemos ver que a Europa era um lugar muito diversificado no que diz respeito a cães”, disse o geneticista Anders Bergström, do Instituto Francis Crick, no Reino Unido. “Embora os cães europeus que vemos hoje tenham uma gama extraordinária de formatos e formas, geneticamente eles derivam de apenas um subconjunto muito restrito da diversidade que costumava existir.”

Acredita-se que os cães domésticos (Canis familiaris) tenham evoluído de lobos (Canis lupus), que se aventuraram em acampamentos humanos, talvez farejando comida. Ao serem domesticados, eles poderiam ter servido aos humanos como companheiros de caça ou guardas.

Dr. Pontus Skoglund, co-autor do estudo e líder do grupo do laboratório Ancient Genomics do Crick Institute de Londres, disse à BBC News que não está claro quando ou onde ocorreu a domesticação inicial. “A história dos cães tem sido tão dinâmica que você não pode realmente esperar que eles ainda estejam lá para ler prontamente em seu DNA. Nós realmente não sabemos – essa é a coisa fascinante sobre isso.”

Muitos animais, como gatos, provavelmente se tornaram nossos animais de estimação quando os humanos se estabeleceram como fazendas há pouco mais de 6.000 anos. Os gatos provavelmente foram úteis no controle de pragas como os ratos, que eram atraídos pelos resíduos gerados por povoamentos densos.

A pesquisa foi publicada na Science .