Cachorro escalador sobe todas as 58 montanhas acima de 14.000 pés do Colorado, nos EUA

O cachorro escalador Loki, ao lado de sua dona, Ellie Briggs (Foto: Cortesia Ellie Briggs)

Um cachorro escalador da raça husky siberiano subiu todas as 58 montanhas com mais de 14.000 pés (ou 4.267 metros) do estado do Colorado, nos EUA, como relatou Jeff Golden, na Outside USA.

Colorado é uma das regiões mais montanhosas daquele país, e não são raros os montanhistas que querem escalar todos os “14er”, como são chamadas os picos com mais de 14.000 pés.

+ Ter cachorro pode te ajudar a viver mais, sugere estudo
+ Cachorro segue montanhista até 6.400 metros do Manaslu

O cachorro escalador, batizado de Loki, acompanhou sua dona, Ellie Briggs, nas 58 aventuras morro acima, sempre se mostrando corajoso e brincalhão.

A montanha mais difícil se revelou a Capitol Peak, de 4.307 metros. A dupla havia tentado escalá-la em 2018, porém teve de abortar o projeto devido a ventos intensos. Só após 12 meses, fizeram uma segunda tentativa — agora com sucesso.

As escaladas foram feitas ao longo de sete anos. Em 2012, quando os dois começaram as escaladas, eram novatos no esporte. Porém nem levou muito tempo para conseguirem pisar no topo do Mount Elbert, uma das 14er mais desafiadoras do Colorado.

No final de 2019, havia apenas uma montanha com mais de 14.000 pés a ser conquistada, a Capitol Peak.

Terra de aventureiros e apaixonados por desafios outdoor, o Colorado já teve outros dois cachorros escaladores, sendo um deles um pastor alemão chamado Melvin que também completou os 58 picos ao lado do dono, Mike Gulsvig, em 2014.

Agora Loki faz parte do hall da fama dos dogs mais destemidos de lá.