Britânico produz 1.279 tomates com apenas uma planta e entra para o Guinnes

Britânico produz 1.279 tomates com apenas uma planta e entra para o Guinnes
Britânico produz 1.279 tomates com apenas uma planta e entra para o Guinnes (Foto: Guinness World Records)

Quantos tomates um tomateiro pode produzir se for bem cuidado? De acordo com o Guinness, o Livro dos Recordes, mais de 1.200. Para ser mais exato, 1.269 unidades. Foi essa a quantidade de tomates que o jardineiro amador Graham Tranter, do Reino Unido, conseguiu obter a partir de apenas uma muda da espécie.

+ Suco de cereja ajuda a recuperação muscular?

+ Homem, mulher, ou X: passaporte não binário chega aos EUA

+ Prancha quebrada no avião?

Não é a primeira vez que Tranter tem o nome registrado no Guinness. Em 2010, o jardineiro amador obteve 488 tomates de apenas uma planta – número que hoje parece bem menos impressionante. Em 2020, o britânico também conquistou o recorde de maior tomate cultivado do mundo, com um exemplar de 3,1 kg.

Toda essa produtividade, explicou Tranter ao jornal Washington Post, tem a ver com a escolha das mudas, o controle da temperatura e o uso dos nutrientes certos na terra usada para cultivar os vegetais.

Para controlar essas variáveis, o jardineiro estudou várias pesquisas sobre agricultura e mandou analisar amostras do solo usado em sua produção. “Uso esse conhecimento para fazer os tomates multiplicarem”, afirmou.

E Tranter não pretende parar por aí: agora, ele quer obter o recorde de maior batata do mundo, que atualmente pertence a um casal de fazendeiros da Nova Zelândia – no ano passado, o casal colheu uma batata de 7,8 kg.