Manaslu é a oitava montanha mais alta do mundo

O time formado pelos brasileiros Pedro Hauck, Claudia Bento e Bernardo Fonseca atingiram o cume do Manaslu, a oitava montanha mais alta do mundo na manhã desta quarta-feira (26). O também brasileiro Moeses Fiamoncini chegou ao topo na tarde de ontem.

O Manaslu está localizado na cordilheira do Himalaia e sua altitude é de 8.156 metros. A montanha é famosa por ter muitas avalanches. Em 2012 uma avalanche matou nove montanhistas. O guia brasileiro Manoel Morgado estava lá e após a tragédia teve que abandonar a escalada.

O grupo formado por Pedro Hauck, Claudia Bento e Bernardo Fonseca partiu para a expedição ao Nepal há cerca de um mês para fazer a temporada de outono no Manaslu. Temporada esta que foi marcada por alguns incidentes.

 

View this post on Instagram

 

A post shared by Pedro Hauck (@pehauck) on

O montanhista Maximo Kausher também estava na equipe de brasileiros, mas durante a expedição foi atingido por uma avalanche junto com um sherpa quando estavam depositando equipamentos e barracas no campo 3 da montanha. De acordo com o site Alta Montanha, Maximo acabou quebrando uma costela e não pode tentar o cume.

Para esta temporada 192 alpinistas e 200 sherpas obtiveram a licença para escalar o Manaslu. O Himalaia Times relatou que ao todo foram 12 alpinistas a escalaram a montanha hoje.

Poucos brasileiros já subiram o Manaslu. Os nomes mais famosos são do próprio Manoel Morgado, Milton Marques, Cristiano Müller, Cleo Weidlich e Jeferson Reis, sendo que apenas os dois últimos atingiram o cume, apesar de nunca terem divulgado fotos, ou relatos da expedição.

-Publicidade-