A Ultra Trail Cape Town está em sua sexta edição, a ultramaratona que acontece na Cidade do Cabo, na África do Sul. A corrida tem quatro distâncias – 35km, 65km e 100km que acontece amanha, sábado, dia 30 de novembro. Tem também o percurso de 21km que acontece no domingo, dia 1 de dezembro. A UTCT atrai milhares de corredores internacionais. Nesse ano, pouco mais de 2.000 trail runners se inscreveram para correr, entre eles 19 brasileiros. A brasileira Anahi Kent, que vive na África do Sul e vai competir na prova de 35 km, está lá para conferir como será a competição.

Estamos a um dia para a largada da UTCT 2019 – a Ultra Trail Cape Town e a Cidade do Cabo, na África do Sul, já está em clima de expectativa para uma das corridas de montanha mais icônicas que atravessa toda a Table Mountain, uma das 7 maravilhas naturais do mundo.

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por Ultra-trail Cape Town (@utct) em

Por aqui já chegaram muitos atletas internacionais de trail running que vão competir amanha. A corredora Emily Hawgood, que venceu a 100km UTCT no ano passado na categoria feminina está de volta pra defender o seu título esse ano. Emily é do Zimbabwe, país africano que faz fronteira com a África do Sul. Ela terminou a Skyrunner World Series em 2018 entre as 10 primeiras colocações. Esse ano, Emily passou um bom tempo treinando nos Estados Unidos. Por lá venceu o American River 50 milhas e terminou em terceiro lugar o Chuckanut 50km em Washington.

Quem também está por aqui na cidade são a inglesa Beth Pascall e a americana Amanda Batham. Beth foi quinta colocada na UTMB esse ano e a quarta colocada na Western States. Amanda chegou em segundo lugar na CCC.

O trajeto da UTCT passa por Table Mountain, uma das 7 maravilhas naturais do mundo – Foto: Anahí Kent
As Sul-Africanas Naomi Brand e Landie Greyling também tiveram excelentes resultados a nível internacional em 2019 e vão competir, com a vantagem de conhecer bem as trilhas por aqui.
Infelizmente a Courtney Dauwalter não vai mais competir na UTCT, mas também já está na cidade para torcer por todos os outros grandes nomes do esporte que estão competindo.
A competição também vai ser bem acirrada para os homens na distância dos 100km. O americano Cody Reed já chegou na Cidade do Cabo. Ele teve uma ótima temporada esse ano. Venceu a maratona de Silverton Alpine (44km) e a The San Tan Scramble (51km). Chegou em segundo lugar na Tarawera 100 milhas Endurance Run em Fevereiro.
O francês Francois D’Haene é um dos trail runners com mais apostas de que vai ganhar esse ano. Ele tem uma carreira de excelentes resultados como as conquistas da UTMB e da Madeira Ultra Trail e a lista não para por aí.
O sueco Johan Lantz esteve aqui no ano passado e conquistou terceiro lugar. Esse ano ele também está de volta e com a vantagem de que já conhece as trilhas da corrida.
Além dos atletas internacionais, alguns dos corredores locais também prometem ter uma ótima performance no sábado, os Sul Africanos Kane Reilly e Johardt van Heerden. Kane venceu praticamente todas as maiores e mais importantes corridas de montanha locais da cidade e do país esse ano, com exceção da Otter Trail Run em que o Johardt foi o vencedor.