Brasil conquista primeiro pódio no Mundial de Esportes Aquáticos com Ana Marcela

Por Agência Brasil

Mundial de Esportes Aquáticos - Ana Marcela
Ana Marcela Cunha nas Olimpíadas de Tóquio 2020. Foto: Jonne Roriz/COB

A nadadora baiana Ana Marcela Cunha faturou o bronze nos 5 km em Doha (Catar) e chegou a sua 17ª medalha em Campeonatos Mundiais de Esportes Aquáticos. Esse foi o primeiro pódio da delegação brasileira no Mundial deste ano, que conta com 65 atletas em Doha.

+ Um guia básico para você começar na natação outdoor
+ 15 benefícios da natação para sua saúde física e mental

Classificada para a Olimpíada de Paris no último sábado (3), a brasileira de 31 anos cruzou a linha de chegada em 57min36s80, ficando a 2s90 da vencedora, a holandesa Sharon Ban Rouwendall (57min33s90). A prata ficou com a australiana Chelsea Gubecka (57min35s00).

Atual campeã olímpica da prova de 10 km em águas abertas, a multicampeã vai com tudo para defender o título olímpico em Paris. O pódio conquistado hoje por Ana Marcela é o oitavo seguido da nadadora em Mundiais. Ela começou a emplacar medalhas em 2010, quando faturou o bronze no Mundial águas abertas em Roberval (Canadá). De lá para cá foram sete ouros, duas pratas, e outros sete bronzes.

Quem também competiu nos 5 km do Mundial de Esportes Aquáticos foi a gaúcha Viviane Jungblut, de 27 anos, também com vaga assegurada em Paris. A nadadora terminou na nona colocação. Na prova masculina, Pedro Farias chegou em 35º lugar.

O Mundial de Doha, que vai até 18 de fevereiro. Nesta quinta (8), o país compete no  revezamento  4x500m, última prova em águas abertas no porto de Doha.

Jogos de Paris

Além de duas vagas garantidas no Mundial de Esportes Aquáticos, o país já tem presença confirmada em Paris nas seguintes provas femininas: 400m livre (duas) e 1500m livre, No masculino, os brasileiros disputarão nos 100m livre, 400m livre e 100m borboleta. Em maio ( do dia 6 ao dia 11)  ocorrerá a seletiva para a Olimpíada,na Universidade da Força Aérea (Unifa), no Rio de Janeiro (RJ).