Botão de emergência do iPhone salva escaladora no Canadá

Por Outside USA

Foto: Ines Papert e Emilie Pellerin

Nas profundezas da selva canadense, no alto de uma grande rocha, duas escaladoras profissionais estavam em apuros – e o botão de emergência do iPhone salvou o dia

+ Maior montanha dos Alpes, Mont Blanc encolhe mais dois metros
+ 5 novos recursos de saúde e treinamento que a Apple adicionará ao WatchOs 10

Oito cordadas acima da via Crouching Tiger (5.12b) no paredão Chinese Puzzle Wall, a seis horas de caminhada do início da trilha mais próxima, as escaladoras profissionais alemã e canadense Ines Papert e Emilie Pellerin estavam em uma aventura completa. A via fica em uma área remota da Colúmbia Britânica, no Canadá.

Papert e Pellerin, ansiosas para experimentar as ofertas do Puzzle Wall, fizeram as malas na noite de 31 de agosto. Papert percebeu que havia esquecido seu comunicador por satélite Garmin, mas a dupla decidiu prosseguir de qualquer maneira, tomando cuidado extra para evitar um acidente. “Sentimo-nos muito próximas da civilização”, disse ela à Climbing, da Outside USA, “então dissemos a nós mesmas para não fazer nada estúpido”. Ela e Pellerin levaram quase seis horas para fazer as malas e encontrar a base da rota no escuro.

A dupla chegou abaixo da via Crouching Tiger às 2h, dormiu até as 9h e então começou a subida. No dia 1º de setembro, eles montaram e consertaram quatro pontos da via, dormindo na base do muro naquela noite e se preparando para enfrentar a segunda metade da linha de 11 cordadas no dia seguinte, 2 de setembro.

Por volta das 18h30, Pellerin começou a liderar a nona cordada, que começa com a escaladora subindo um diedro (quando há duas paredes que se encontram em um ângulo) inclinado antes de virar à esquerda em uma face que exigia equipamentos complicados. “Emilie teve muita dificuldade em encontrar o equipamento certo”, disse Papert. “Ela levou 15 minutos para colocar duas peças.”

Pellerin finalmente percebeu que provavelmente estava fora da rota. “Eu pesei minhas opções, sabendo que essas duas últimas peças não suportariam muito mais do que o peso corporal estático”, disse ela, “e imaginei que conseguiria. Fiz alguns movimentos bem difíceis para encontrar nada além de uma costura totalmente fechada. Isso era mais risco do que eu poderia suportar”.

O acidente

Incapaz de voltar ao diedro, ela desceu até sua última peça “duvidosa” e pediu à parceira que a pegasse. Enquanto ela pesava, a pedra “explodiu na minha cara. Presumo que a segunda peça também tenha sido um fracasso, mas não sei.”

De qualquer forma, suas duas peças mais altas explodiram e Pellerin caiu de 6 a 7,5 metros, colidindo com a parede. Ela percebeu imediatamente que seu tornozelo estava quebrado.

Pellerin estava com muita dor, lembrou Papert, mas ela foi inflexível em que elas limpassem o equipamento da rocha antes de desistir. A primeira tomou um ibuprofeno e elas improvisaram uma tala com uma fita adesiva e o papelão de uma embalagem de barra de chocolate.

“Eu estava me culpando por não trazer um comunicador por satélite”, disse ela. “Lembrei-me da minha conversa com minha colega de quarto, que não conseguiu encontrar o dela antes de eu sair. E meus outros dois amigos que tinham um, mas eu estava com muita pressa para ir buscá-lo do outro lado da cidade.”

A dupla ainda estava a 400 metros da base e a luz diminuía rapidamente. Elas fizeram rapel e cordas presas e outras confusões fizeram com que eles não alcançassem o solo até meia-noite.

“Estava escuro, estávamos com muita sede e cansadas”, disse Pellerin. “Senti-me inútil, mas permaneci o mais positiva possível, com palavras de encorajamento, enquanto Inês tentava desesperadamente encontrar uma linha de descida segura. Eu sabia que meu nível de dor seria o mesmo na barraca lá embaixo e aqui em cima, e ninguém nos resgataria a essa hora do dia. Ninguém sabia que estávamos em apuros, graças ao fato de eu ser estúpida e não carregar um dispositivo de satélite.”

Uma vez no final da linha, eles tentaram fazer um plano. “Repetidamente, Emilie me dizia que ela estava bem para ir embora”, disse Papert. “Mas eu pensei, ‘De jeito nenhum’”. No final das contas, Papert decidiu sair correndo em busca de ajuda, mas fortes tempestades estavam programadas para acontecer no dia seguinte, então o tempo era curto. Se adiassem, o resgate aéreo seria cada vez mais improvável.

Salvas pelo botão de emergência do iPhone

Pouco antes de Papert partir sozinha, Pellerin a deteve. Nenhuma das mulheres tinha sinal de celular, mas mexendo em seu telefone, Pellerin encontrou um botão para enviar um “texto de emergência via satélite”.

Por um tempo, eles não tiveram certeza se isso acontecia, mas a dupla logo recebeu uma mensagem da equipe de suporte da Apple. Eles perguntaram se ela tinha um contato de emergência com quem gostaria de entrar em contato, e Pellerin deu o número de seu parceiro, Ian Middleton. Ela foi autorizada a enviar uma mensagem de 40 caracteres. Ela escreveu:”Ligue para equipe de buscas tornozelo quebrado caminhada de 6 horas em Slesse”.

Infelizmente, o próprio sistema do botão de emergência do iPhone tinha utilidade limitada. A Apple não entrou em contato com os serviços de Busca e Resgate e Pellerin só conseguiu se comunicar por meio de textos curtos. “Eles trocavam a resposta do chat a cada meia hora”, lembrou Pellerin, “e não pareciam ter capacidade de entrar em contato com a Busca e Resgate”. Cada vez, a resposta automática dada era preocupantemente vaga. Os serviços de emergência apropriados foram contatados. Uma ambulância esperando por elas no início da trilha, é claro, não adiantaria muito.

A graça salvadora do recurso foi que Pellerin conseguiu enviar aquela única mensagem de 40 caracteres para Middleton. Ele viu a mensagem antes de ir dormir e imediatamente contatou a equipe de resgate local. “Meu contato de emergência passou a noite coordenando o resgate”, disse Pellerin. “A única informação que ele recebeu foram minhas coordenadas e a mensagem de 40 caracteres.”

Middleton não teve como responder, e a série sempre circular de operadores de emergência da Apple não deu nenhuma indicação se a equipe estava ou não acionada, exceto pelo seu padrão: “os serviços de emergência apropriados foram contatados”. “Uma ambulância está a caminho.”

Mas Pellerin e Papert resistiram e, às 7h45, um helicóptero da busca e resgate apareceu no céu. Por volta das 9h, ambas foram retirados de avião e, ao meio-dia, estavam no hospital, onde Pellerin recebeu tratamento para uma fratura no calcanhar. Fortes tempestades começaram a atingir a montanha às 10h30 e não cessaram por quatro dias. Foi uma fuga por pouco.

Sem esse recurso de botão de emergência do iPhone, a provação de Pellerin e Papert poderia ter passado rapidamente de “épica” para “pesadelo”. É uma ferramenta que todos os escaladores e entusiastas de atividades ao ar livre devem conhecer, disse a dupla, em termos de suas capacidades (e seus limites).