Tecnologias em exames de sangue ajudam atletas e médicos a descobrir o que falta na dieta de quem quer melhorar a performance – é hora de você arregaçar as mangas e fazer o mesmo. Confira abaixo o que alguns biomarcadores esportivos podem dizer sobre sua saúde:
CREATINA-QUINASE
O QUE É: Uma enzima produzida durante o exercício.
PORQUE É IMPORTANTE: Um nível elevado indica excesso de treinamento, que leva a fadiga, danos musculares e risco de lesões.
TESTOSTERONA
O QUE É: Um hormônio que desempenha um papel fundamental na massa muscular, densidade óssea, níveis de colesterol e VO2 máximo.
PORQUE É IMPORTANTE: Níveis baixos podem levar a um aumento de gordura corporal e a uma queda da saúde esquelética e cardiovascular.
FERRITINA
O QUE É: Uma proteína que indica o nível de ferro no sangue.
PORQUE É IMPORTANTE: A deficiência de ferro por causar lesões, aumentar o ritmo cardíaco e enfraquecer a imunidade. O excesso, por outro lado, pode aumentar o processo inflamatório e o nível de colesterol e prejudicar a saúde cardiovascular.
VITAMINA B12
O QUE É: Uma substância que ajuda a sintetizar novas células, a reparar células danificas e a levar oxigênio aos músculos.
PORQUE É IMPORTANTE: A deficiência de B12 pode reduzir a resistência e impedir a realização de exercícios de alta intensidade.
PROTEÍNA C-REATIVA
O QUE É: Uma proteína relacionada à inflamação muscular.
PORQUE É IMPORTANTE: Níveis elevados podem indicar doenças cardíacas ou excesso de treinamento, comprometendo o sistema imunológico e impedindo a recuperação do corpo.
VITAMINA D
O QUE É: Uma substância que ajuda a aumentar a massa óssea e a imunidade.
PORQUE É IMPORTANTE: A falta de vitamina D, junto com deficiência de cálcio, pode levar a fraturas por estresse e à osteoporose.