Biniam Girmay faz história e é primeiro ciclista africano a vencer Gent-Wevelgem

Por redação

Biniam Girmay
A vitória histórica Biniam Girmay coroou o primeiro africano campeão nesta prova - Foto: Luca Bettini/SprintCyclingAgency©2022

O ciclista Biniam Girmay da Eritreia fez história no último domingo (27) ao vencer a Gent-Wevelgem. Com a vitória, ele se tornou o primeiro atleta africano a ganhar a clássica prova belga.

+ Rajada de vento derruba mais de 30 ciclistas em prova na Itália; veja vídeo

+ Veja rotas para explorar a Itália de bicicleta

+ Filmmaker Alex Ribas registra pela primeira vez Nazaré de dentro d’água

A Gent-Wevelgem é uma disputa de ciclismo de estrada muito tradicional na Bélgica, que acontece desde 1934. Essa foi a 84ª edição da prova que também valeu como o 10º evento do UCI World Tour 2022.

A disputa foi acirrada e só foi definida nos momentos finais. Para vencer, o atleta de 21 anos lançou o sprint de muito longe, cerca de 300 metros, e assim, conseguiu ultrapassar Christophe Laport nos 250 metros finais do trecho de paralelepípedo da prova. Biniam Girmay passou pela linha de chegada com os braços levantados e garantiu a maior vitória da sua história.

“É inacreditável. Não esperava por isso, vim atrás de um bom resultado. Esta corrida é incrível”, disse o africano nascido em Asmara em abril de 2000. Agora, ele está concorrendo como um dos grandes protagonistas das clássicas pavimentadas.

“Eu me senti confiante nos últimos 250 metros. Antes, perdi muitas posições, especialmente na primeira seção e nos primeiros paralelepípedos. Senti-me um pouco desconfortável. Mas depois foi cada vez melhor, andei com inteligência e segui”, contou Girmay sobre a vitória histórica. “Acredito que mudei o futuro, especialmente para os ciclistas africanos.”

As expectativas também estão altas para 2025, uma vez que Ruanda será palco da Copa do Mundo, o que pode significar o primeiro ouro africano no próprio continente.

Na Gent-Wevelgem, Laporte ficou em 2º, com Dries van Gestel (TotalEnergies) em 3º, à frente de Jasper Stuyven (Trek-Segafredo).

Assista o vídeo com os melhores momentos da prova:

TOP 10
1 Biniam Girmay (Eri) Intermarché-Wanty-Gobert Matériaux 5:37:57
2 Christophe Laporte (Fra) Jumbo-Visma m.t.
3 Dries Van Gestel (Bel) TotalEnergies m.t.
4 Jasper Stuyven (Bel) Trek-Segafredo m.t.
5 Søren Kragh Andersen (Din) Team DSM 0:00:08
6 Tim Merlier (Bel) Alpecin-Fenix m.t.
7 Mads Pedersen (Din) Trek-Segafredo m.t.
8 Ivan Garcia Cortina (Esp) Movistar Team m.t.
9 Matej Mohoric (Slo) Bahrain Victorious m.t.
10 Arnaud Demare (Fra) Groupama-FDJ m.t.

 

-Publicidade-