Pilates é boa alternativa para emagrecer, mas maior benefício é o fortalecimento do corpo

conheça os benefícios do pilates
Crédito: Divulgação

Provavelmente, a maioria das pessoas quando ouvem falar em pilates já pensa em aulas na academia, com exercícios que trazem benefícios semelhantes aos dos alongamentos.

Mas afinal de contas, o que é pilates? “Na verdade, trata-se de um treinamento de construção e fortalecimento muscular. Portanto, é mais indicado para quem quer definir os músculos, sem obter grande crescimento dos mesmos, ou para quem não pode ou não quer realizar atividades de alto impacto”, explica Mônica Marques, diretora técnica da Cia Athletica. Além de definir o corpo, os exercícios também estimulam o aumento da consciência corporal, ou seja, a noção de como ocupamos o espaço com o nosso corpo.

Leia mais:

+ 4 exercícios de pilates para redução de medidas

+ Treino de pilates em casa: confira 15 exercícios!

+ 4 destinos para pedalar e surfar no mesmo dia

“Apesar de ser uma prática bastante completa para quem procura melhorar a condição física, nenhuma atividade faz milagres – adverte Mônica – ou seja, para aqueles que buscam emagrecimento, o pilates é uma opção se for acompanhado de outras práticas recomendáveis de vida saudável, como uma alimentação balanceada, boa hidratação e horas suficientes de sono”.

No entanto, o aumento da massa muscular causado pelo pilates acelera o metabolismo, já que os músculos precisam de mais energia para trabalhar. Mônica explica que uma hora de pilates pode queimar cerca de 300 calorias, a depender da intensidade dos exercícios e do organismo de cada pessoa.

“Teoricamente, é possível perder meio quilo em uma semana com exercícios de pilates para emagrecer. No entanto, é importante que qualquer nova atividade física receba o aval do seu médico de confiança. Os praticantes também devem passar por uma avaliação física na academia, para que os professores tenham consciência do condicionamento físico do aluno. Apesar de muitas pessoas desejarem o emagrecimento rápido, é importante que exista a consciência de que a perda de peso mais saudável é aquela que, além de constante, também respeita os limites do corpo. Devagar e sempre é a melhor opção”.

Por exemplo, no quesito consumo de calorias, a recomendação é que o consumo não fique abaixo de 1200 calorias diárias. Dietas restritivas que ficam entre 800 e 1200 kcal devem ser acompanhadas por um nutricionista, porque podem provocar diversos efeitos negativos na saúde, como a perda de massa muscular, que é um efeito oposto do desejado.

Outra dica para ter em mente é que nos dias que você não pratica nenhum exercício, deve consumir menos calorias na alimentação, porque não terá o gasto energético da atividade física que costuma praticar.

“Quem pensa em começar a praticar pilates tem de ter em mente que sim, a prática provavelmente vai ajudar no emagrecimento, mas a grande conquista de quem se dedica a essa prática é o equilíbrio muscular e mental”.

Veja cinco benefícios que a aula de pilates proporciona, para além do emagrecimento:

Melhora a concentração e a respiração

Os exercícios trabalham bastante os movimentos respiratórios, o que melhora a absorção de oxigênio. Então, além de melhorar o funcionamento do cérebro, melhora a capacidade dos pulmões. Por consequência, também diminui níveis de estresse e ansiedade, o que melhora a saúde mental.

Diminui dores no corpo

A base do pilates são exercícios de alongamento e força, o que ajuda os músculos a se recuperarem de lesões. Da mesma forma, auxilia na prevenção de lesões musculares e articulares.

Fortalece os músculos e melhora flexibilidade

O alongamento, a amplitude e a repetição dos exercícios melhoram a flexibilidade e também fortalecem as articulações. Os músculos também são beneficiados, porque o pilates melhora a resistência dos mesmos.

Ajuda na prevenção da osteoporose

A prática da atividade física estimula a produção de células que constroem tecido ósseo. Portanto, além de prevenir contra o desenvolvimento da osteoporose, também pode ajudar no tratamento.

Corrige a postura

O aumento da consciência corporal e o fortalecimento muscular e ósseo impactam diretamente na postura, porque podem corrigir pequenos desvios e maus hábitos posturais. Também é possível ver uma melhora na coordenação motora, por causa do fortalecimento da musculatura.