Quem me acompanha sabe que eu defendo a promoção de saúde no trabalho. E não seria diferente neste caso: além de fazer bem para a saúde física e do planeta, andar de bicicleta também pode melhorar a produtividade daqueles que se locomovem dessa forma até o trabalho. Mas em grandes centros urbanos, com o advento da poluição, ir de bike até a labuta seria vantajoso?
De acordo com um estudo engenhoso e controlado com dez ciclistas, conduzido por pesquisadores da Universidade de São Paulo (USP), a conclusão é que os benefícios superam esses efeitos indesejáveis.
Veja também
+ Dormir bem entra na lista das oito medidas para um coração saudável
+ A lei que garante o acesso à natureza na Noruega
+ Dicas para você pedalar na chuva com segurança
No experimento realizado, ao avaliar marcadores fisiológicos nos atletas, a equipe constatou que a poluição não seria um fator limitante à prática de exercícios e as adaptações e os benefícios gerados ao corpo podem se sobrepor às reações negativas.
Uma nova pesquisa realizada pela Universidade Dartmouth, nos Estados Unidos, revelou que o uso desse meio de locomoção para ir ao trabalho também reduz os níveis de estresse.
O estudo foi feito antes da chegada da pandemia, quando a ida presencial à atividade profissional ainda era possível. Os cientistas acompanharam 275 americanos, grande parte deles atuantes no ramo da tecnologia.
A conclusão foi que a forma de locomoção impactou diretamente no surgimento ou não de quadros de estresse entre os indivíduos acompanhados no levantamento, com influência na maneira como produziam ao longo do dia no trabalho. Quem optava pela caminhada ou pelo pedal tinha um início de dia mais tranquilo, com mais disposição e agilidade para cumprir as tarefas.
Andar a pé ou sobre duas rodas, mesmo sem pensar na prática esportiva ou como atividade física, já libera certa dose de endorfina, o que, por si só, deixa o indivíduo mais bem-humorado e disposto. Isso também interfere positivamente na produtividade.
Estamos em tempo de fazer as metas para o próximo ano e se isso couber na sua rotina será um total ganha-ganha! Tente na prática.
BIANCA VILELA é autora do livro Respire, mestre em fisiologia do exercício pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), palestrante e produtora de conteúdo. Desenvolve programas de saúde in company em grandes empresas por todo o país há mais de 15 anos. Na Go Outside fala sobre saúde no trabalho, produtividade e mudança de hábitos. Instagram: @biancavilelaoficial