A natação pode ajudar uma pessoa a perder peso, construir força muscular e melhorar o controle da respiração. Mas os benefícios deste esporte também se estendem à saúde mental.
Além de proporcionar um treino completo ao corpo, a natação ajuda a regular a qualidade do sono e libera endorfinas que melhoram o humor e o estresse.
Veja também
+ Como praticar o mindfulness durante uma viagem
+ Um guia básico para você começar na natação outdoor
+ 10 regras de etiqueta para o boulder na escalada indoor
A natação também é um esporte que pode ser praticado por pessoas de todas as idades e níveis de condicionamento físico.
Abaixo listamos 15 benefícios deste esporte de acordo com a publicação Medical News Today.
1. Proporciona um treino completo para o corpo
A natação envolve quase todos os principais grupos musculares, exigindo que a pessoa use os braços, pernas, tronco e estômago.
A natação também: Aumenta a frequência cardíaca sem causar estresse ao corpo; tonifica os músculos; aprimora a aptidão física; ajuda a gerenciar o peso.
2. Constrói a força cardiovascular
O exercício cardiovascular, ou cardio, envolve o coração, pulmões e sistema circulatório. Uma rotina de treino completa, como a que inclui a natação, incluirá esse tipo de exercício.
Um estudo observou que “após ajuste para idade, índice de massa corporal, status de fumante, consumo de álcool e histórico familiar de doenças cardiovasculares, os nadadores tiveram 53%, 50% e 49% menos risco de mortalidade por todas as causas do que os homens sedentários, caminhantes ou corredores, respectivamente”.
Outro estudo, de 2016, indicou que a natação pode ajudar a diminuir a pressão arterial. Quinze homens adultos com sobrepeso participaram deste estudo, completando oito semanas de treinamento de natação e quatro semanas de destreinamento.
3. É adequada para todas as idades e níveis de condicionamento físico
Alguns tipos de exercício podem ser desafiadores para pessoas que são novas nisso ou que se sentem muito fora de forma.
No entanto, a natação permite que uma pessoa vá no seu próprio ritmo e pode ser convidativa para iniciantes em exercícios.
Uma pessoa pode aprender a nadar desde muito jovem, e a maioria das piscinas tem uma área designada para iniciantes e pessoas que preferem nadar lentamente.
4. É suave com as articulações
A natação não coloca um excesso de tensão nas articulações de uma pessoa. Portanto, uma pessoa com artrite ou uma lesão nas articulações pode achar a natação um exercício adequado, já que a flutuabilidade da água reduz o estresse nas articulações que suportam peso.
5. É bom para pessoas com lesões
Uma pessoa com uma lesão ou condição como artrite pode achar difícil fazer exercícios de alto impacto. Pessoas que não podem participar de exercícios de alto impacto e alta resistência podem preferir a natação porque a água apoia suavemente os músculos.
6. É bom para pessoas com deficiências
Ter uma deficiência física, como paraplegia, pode limitar ou eliminar algumas opções de exercício. Pessoas com deficiência física podem achar que a natação é um exercício ideal, pois a água oferece resistência e suporte.
7. Combate à asma
Além de fortalecer o sistema cardiovascular, a natação pode aumentar a capacidade pulmonar e melhorar o controle da respiração.
Embora o ar úmido das piscinas fechadas também possa ajudar a melhorar os sintomas da asma, é importante observar que alguns estudos indicam que produtos químicos desinfetantes usados nestas piscinas podem piorar os sintomas dessa condição.
8. Melhora os sintomas da esclerose múltipla
A água mantém os membros flutuantes, então pessoas com esclerose múltipla (EM) podem se beneficiar do suporte e da resistência suave que a água oferece.
Um estudo de 2012 na Espanha encontrou uma redução significativa na dor quando pessoas com EM, com idades entre 18 e 75 anos, participaram de um programa de natação de 20 semanas. Os participantes também relataram melhorias na fadiga relacionada à EM e na depressão.
9. É seguro durante a gravidez
A natação é uma forma recomendada de exercício para pessoas grávidas. O peso adicional pode causar dor nas articulações e nos músculos durante a gravidez. A natação é especialmente popular entre pessoas grávidas porque a água pode suportar esse peso. No entanto, é sempre uma boa ideia consultar um médico ao tentar uma nova forma de atividade durante a gravidez.
10. Queima calorias
A natação é uma excelente forma de queimar calorias. No entanto, a quantidade de calorias queimadas depende do peso da pessoa e da intensidade com que ela nada.
11. Ajuda a regular o açúcar no sangue
Um estudo de 2016 com 62 mulheres na fase que antecede a menopausa não treinadas descobriu que nadar três vezes por semana melhorou o controle da glicose (açúcar) e a sensibilidade à insulina. O estudo descobriu que nadar intermitentemente em baixo volume e alta intensidade era mais benéfico do que nadar em baixa intensidade por 1 hora.
12. Ajuda a melhorar o sono
Um estudo de 2010 com 17 adultos sedentários com insônia, com uma idade média de 61,6 anos, encontrou melhorias no sono entre aqueles que se exercitavam regularmente.
De acordo com os Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) dos EUA, cerca de um terço dos adultos do país não dormem o suficiente. Se acessível, a natação pode beneficiar aqueles que buscam um sono melhor.
13. Melhora o humor
O exercício libera endorfinas, que melhoram o humor. Um estudo piloto de 2014 com pessoas com demência descobriu que aqueles que nadavam regularmente em um período de 12 semanas mostraram melhora no humor. O estudo foi realizado em Queensland, Austrália. Os participantes tinham uma idade média de 88,4 anos, e a coorte era composta por 10 mulheres e um homem.
14. Ajuda a gerenciar o estresse
O exercício é uma ótima maneira de aliviar o estresse e a ansiedade. O exercício aeróbico pode elevar e estabilizar o humor e reduzir a tensão geral. Um estudo de 2014 em ratos descobriu que a natação poderia ajudar a reduzir a depressão induzida pelo estresse.
15. Pode diminuir o risco de doenças cardíacas
Um estudo de 2016 com 20 homens jovens adultos descobriu que a natação pode ser boa para o coração. Os participantes do estudo se envolveram em treinamento de natação de intensidade moderada por 8 semanas. Os pesquisadores descobriram que o treinamento teve efeitos benéficos na pressão arterial e nas paredes do coração.