Beber uma cerveja por dia pode fazer o cérebro encolher, indica estudo

Por Revista Menu

beber cerveja
Só de beber uma cerveja por dia o processo natural de encolhimento do cérebro se acelera - Foto: Shutterstock

Você bebe com frequência? Beber uma cerveja ou uma taça de vinho por dia, pode parecer inofensivo, mas há controvérsias. Um estudo publicado no início deste mês no periódico de divulgação científica Nature Communications indicou que esse hábito pode fazer o cérebro encolher. As informações são da Revista Menu.

+ Conheça 6 benefícios da cerveja sem álcool

+ Janeiro Seco: Especialistas destacam os benefícios de 30 dias sem álcool

+ Melhor forma de comer abacate: Pasta proteica ao pesto de abacate

A análise, que foi comandada por cientistas de diversos países, mostrou que mesmo o consumo moderado de álcool pode ser prejudicial a saúde. A quantidade considerada moderada por organizações de saúde ao redor do mundo é de duas doses (duas cervejas) para homens e de uma dose para mulheres (uma taça de vinho).

O estudo destacou que o cérebro encolhe normalmente com o passar dos anos, mas que bebidas alcoólicas aceleram o processo, resultando em perda de memória, dificuldade em tomar decisões e outras funções cognitivas. Ou seja, até se você beber uma cerveja por dia esse processo se potencializa.

Os pesquisadores chegaram a essa conclusão após analisarem mais de 36 mil tomografias de moradores do Reino Unido de meia idade. Nos exames, os pacientes também revelaram a quantidade de bebida ingerida ao longo de uma semana.

“O mais preocupante é que os resultados contrariam as recomendações científicas e governamentais e indicam que não há limites seguros para o consumo de álcool”, disse Henry Kranzler, diretor do Centro para Estudos de Vícios da Universidade da Pensilvânia (EUA) e co-autor da pesquisa.