Um corpo de um homem, em decomposição, sem os pés e a cabeça, foi encontrado em 24 de abril nas pedras da ilha de Kinapusan, nas Filipinas, perto de um barco naufragado. De acordo com as autoridades locais, os restos recuperados são possivelmente os do chinês Ruihan Yu, que partiu para remar solo no Oceano Pacífico.

Segundo a avaliação inicial, o corpo e o barco a remo foram levados pela corrente marítima do mar de Celebes em direção às águas do sul do Ubian.

Ruihan já havia tentado atravessar o Pacífico da Califórnia para a Austrália em 2017, mas teve que abandonar a viagem depois que seu barco teve um leme danificado na costa do Havaí e ele foi resgatado pela Guarda Costeira dos EUA com base em Honolulu.

+ Aos 72 anos, britânico quebra 3 recordes ao remar sozinho no Atlântico
+ Como sobreviver 75 horas sozinho no meio do mar

Desta vez, o chinês partiu novamente em 2019 para tentar sua travessia pelo Pacífico, mas tombou em 27 de novembro. Sua última posição conhecida era 755 km ao norte de Majuro Atoll, nas Ilhas Marshall, dentro das águas havaianas.

Depois de virar o barco, Ruihan pediu socorro. Ele disse a Guarda Costeira do Havaí que havia perdido todo o equipamento de sobrevivência, incluindo um colete salva-vidas, e estava agarrado ao casco de sua embarcação.

A guarda costeira realizou uma busca aérea de três dias por ele. No primeiro dia, sete horas após sua chamada de resgate, ele foi visto por um avião segurando o casco do barco, mas a aeronave estava com pouco combustível. Antes de se virar, jogaram um bote salva-vidas na esperança de que ele pudesse alcançá-lo, mas ele não conseguiu.

Quando o avião retornou após o reabastecimento, a tripulação viu o bote salva-vidas, mas não Ruihan ou seu barco. Eles continuaram procurando, mas não conseguiram encontra-lo novamente. Depois de atingir as 120 horas de sobrevivência esperada na água, a busca foi cancelada.

A remadora e amiga Lia Ditton conversou com a guarda costeira após a tentativa de resgate. Ela acreditava que Ruihan teria nadado de volta para dentro de seu barco virado. Ele já havia sobrevivido uma noite dentro do casco e, em um famoso naufrágio, o marinheiro solo Tony Bullimore havia se abrigado com sucesso quatro dias dentro de seu casco virado no Oceano Antártico. Lia pensou que ela teria feito o mesmo em uma situação semelhante. Quando Ruihan pediu socorro, ele disse que havia feito buracos no casco para aumentar sua entrada de ar.

Seu corpo foi encontrado ao lado do barco a remo de 7 metros, com listras vermelhas, brancas e azuis e o número 88 no casco. O corpo estava vestido com roupa de mergulho. Quando Ditton recebeu as imagens, ela reconheceu o barco e a roupa de mergulho como os de Ruihan Yu.