Um casal britânico comprou um barco de 1943 da Segunda Guerra Mundial no eBay para realizar uma reforma e evitar que ele fosse sucateado. Resgatar e reconstruir embarcações quebradas é um hobby de Simon Robins, que tem sua esposa Gemma como parceira de negócios.
O barco a motor de 72 pés construído para a Marinha Real do Reino Unido em 1943 estava atracado relativamente perto da caso do casal em Wrexham, País de Gales, como contou a CNN. Eles foram visitar a embarcação anunciada no eBay e, poucos dias depois, compraram o navio por £ 6.500 (cerca de R$ 48.500), conhecido como L1392 quando era usado para a defesa do porto.
Leia mais
+ Família americana vende tudo para ir morar em barco
+ Amazônia: 5 experiências para viver em uma expedição de barco
“Eu realmente não queria um navio”, disse Gemma à CNN Travel. “Mas quando eu pesquisei a história dele, percebi que este é um barco realmente significativo e não há muitos deles sobrando no mundo.”
Embora mais de 400 Harbor Defense Launch (HDML) tenham sido construídos há cerca de 80 anos, poucos ainda existem hoje em dia.
O barco comprado por Simon e Gemma foi líder de navegação na Operação Netuno, a principal invasão marítima do norte da França conhecida como Dia D, na Segunda Guerra Mundial. Ele ainda foi reaproveitado como um barco de despacho rápido após a guerra, antes de ser transferido para a agência alfandegária do Reino Unido.
Já na década de 1970, o L1392 foi transformado em um navio fretado e renomeado como Sarinda. Depois de passar por várias transformações, incluindo a conversão em um iate a motor de luxo, ele foi desativado em 2013.
A reforma do barco da Segunda Guerra
O casal que comprou a embarcação no eBay tem uma empresa de construção de vans de camping. Eles sabiam que consertar o navio de 80 anos, e que pesa 59 toneladas, custaria muito tempo e dinheiro, além de ser um conserto complexo que pode dar errado.
No entanto, o casal resolveu arriscar, estimando que levaria cerca de uma década para a transformação ser concluída, principalmente porque eles teriam que ganhar dinheiro para os reparos à medida que avançassem na reforma.
Gemma e Simon querem usar o L1392 para lazer algum dia. “Quando o compramos, queríamos salvá-lo, para preservar um pedaço da história. Não pensamos muito sobre o longo prazo”, disse Gemma à CNN. “Mas Simon quer se aposentar e navegar pelo Mediterrâneo.”
Para manter conhecidos informados sobre a transformação do barco, Gemma decidiu criar um canal no YouTube, o Ship Happens. Lá, ela posta vídeos detalhando a reforma da embarcação da Segunda Guerra Mundial.