VÍDEO: Baleia-jubarte ataca grupo de orcas em episódio raro

Por Redação

VÍDEO: Baleia-jubarte ataca grupo de orcas em episódio raro - Go Outside
Imagem: Pacific Whale Watch Association

Uma baleia-jubarte foi vista atacando um grupo de orcas no Mar Salish, na Columbia Britânica, Canadá, nesta terça-feira (19). As nove orcas, espécie conhecida como “baleia assassina”, foram acuadas em um episódio raro pela corajosa e agressiva jubarte, chamada de Valiant.

+ Baleia ‘gruda’ embaixo de barco e leva turistas para passeio na costa do México; assista
+ Ano de 2021 bateu recorde em número de registro de baleia-jubarte no litoral paulista

O confronto durou cerca de 20 minutos, de acordo com o jornal Vancouver Sun, de onde são as informações. Embarcações de observação de baleias mudaram seu curso durante a “batalha”.

A baleia-jubarte Valiant, de cinco anos, foi vista cercada e assediada por um grupo de nove orcas, disse Erin Gless, da Pacific Whale Watch Association. Mas a jubarte foi capaz de afastar as predadoras rolando e trombeteando a cada superfície, “um comportamento associado à agressão nas baleias-jubarte”, de acordo com um naturalista a bordo de um dos dois barcos no local.

Esse não foi o primeiro encontro documentado de Valiant com as mesmas orcas. Aos dois anos de idade em 11 de julho de 2019, a jubarte foi vista perseguindo um grupo de orcas no Estreito de Juan de Fuca até elas deixarem a área.

Em junho do ano passado, a Eagle Wing Tours, com sede em Victoria, observou uma orca empurrando Valiant enquanto outras orcas mais jovens tentavam subir na jubarte, mas Valiant se virou bruscamente e partiu para a ofensiva, perseguindo o grupo.

Gless disse que a “cicatriz extrema” na cauda de Valiant sugere que a baleia pode ter sobrevivido a um ataque brutal de orcas com apenas alguns meses de idade. “Esse encontro inicial moldou a maneira como Valiant interage com as orcas hoje. A mensagem é bem clara – não mexa com a Valiant”, disse ela ao jornal.

Assista o vídeo do momento:

-Publicidade-