Avião elétrico mais rápido do mundo da Rolls-Royce faz primeiro voo

Por Redação

Voo avião elétrico mais rápido do mundo
Imagem: Divulgação/Rolls-Royce

O avião totalmente elétrico da Rolls Royce, o agora mais rápido do mundo na categoria, realizou o seu primeiro voo na última quarta-feira (15) no Reino Unido. A aeronave chamada Spirit of Innovation fez um trajeto de 15 minutos após decolar no MoD Boscombe Down, local que recebe testes de aeronaves militares na Inglaterra.

+ Empresa da Embraer vai desenvolver 200 veículos aéreos elétricos
+ Avião supersônico terá voo de 4 horas para qualquer lugar do mundo por U$100
+ Nasa vai impulsionar a criação de aviões elétricos

“O primeiro voo da revolucionária aeronave Spirit of Innovation sinaliza um grande passo à frente na transição global para formas de voo mais limpas”, afirmou Kwasi Kwarteng, secretário de negócios da Rolls Royce’s, em comunicado.

Kwarteng também falou sobre o recorde de velocidade batido pelo avião, que tem capacidade para um único passageiro. “Esta conquista, e os recordes que esperamos seguir, mostram que o Reino Unido permanece na vanguarda da inovação aeroespacial”, disse.

A aeronave deve conseguir alcançar até 480 km/h, o que a configura como avião elétrico mais rápido do mundo – o que ainda é cerca de 20% mais lento que aviões comuns. Até então, o recorde é do Extra3030LE, da Siemens, com 337 km/h.

“Não se trata apenas de quebrar um recorde mundial; a bateria avançada e tecnologia de propulsão desenvolvida para este programa tem aplicações interessantes para o mercado de mobilidade aérea urbana”, disse Warren East, CEO da Rolls-Royce.

O desenvolvimento desta aeronave faz parte do programa ACCEL (Accelerating the Electrification of Flight ou Acelerando a Eletrificação do Voo), com financiamento do projeto do Aerospace Technology Institute (ATI), em parceria com o Departamento de Negócios, Energia, Estratégia Industrial e Inovação do Reino Unido.

+ Avião da Latam solta chamas ao decolar em SP
+ Avião bate cauda na pista durante decolagem no RJ