Um avião caiu no Arizona neste domingo (24) após um erro quando dois pilotos tentavam trocar de aeronaves em um evento patrocinado pela Red Bull.
+ Uma jornada até o cume do Monte Kilimanjaro
+ Bicampeã olímpica no snowboard anuncia pausa na carreira para cuidar da saúde mental
+ Circuito Itanhaense de Surf 2022 – Gustavo Ribeiro leva no Praião
Andy Farrington e Luke Aikins são primos e membros do grupo chamado Red Bull Air Force e tentavam fazer a manobra chamada de “plane swap”. Um dos aviões caiu quando eles faziam a troca. Ninguém ficou ferido.
O acontecimento seria inédito e consistia nos dois desligarem os motores das aeronaves Cessna 182 e, após alguns segundos de queda livre, entrassem no avião do outro. Somente Aikins conseguiu a façanha. O evento foi transmitido no Brasil pelo canal SporTV.
Red Bull Plane Swap @canalspace …👇👇👇 pic.twitter.com/atJOwERDUK
— Carlos O. #AprueboDeSalida🌳🌳🌳 (@KarlosOlivarez) April 25, 2022
Pilotos procuram respostas
Após o evento a dupla explicou que haviam planejados diversos cenários, mas que a aeronave que perdeu o controle teria que ficar estável em um ângulo de 90 graus, coisa que não aconteceu.
“Fizemos 200 horas de testes de voo, mas nunca tivemos nada nem remotamente parecido com isso. Ele só continuou caindo”, acrescentou Luke.
Evento não tinha a autorização para acontecer
De acordo com a Administração Federal de Aviação dos Estado Unidos (FAA) o evento não tinha a autorização para acontecer, já que o órgão não teria dado à organização a isenção necessária para que uma aeronave voasse sem ninguém em seu interior.
A carta foi assinada pelo vice-presidente da FAA Robert Carty e apontava que o evento não seria de interesse público e que a isenção poderia afetar negativamente a segurança.