Henrique Avancini vai “pendurar as sapatilhas” após a Brasil Ride Bahia que começa nete domingo (22). Desde que anunciou sua aposentaria após a conquista do título mundial na Escócia, o ciclista divulgou um calendário de despedida com três eventos. A prova deste fim de semana será a última competição oficial do brasileiro.
+ Henrique Avancini terá bike especial em sua despedida das pistas
+ Gabriel Medina declara todo seu amor à Cidade Maravilhosa
Tetracampeão da Brasil Ride, Avancini explicou que se despedir das duas rodas tendo como último ato uma das maiores stage race do mundo teve como objetivo um último contato com o público que sempre o acompanhou e apoiou.
“Foi nesse ambiente que construí minha história, que são as competições, os eventos, e tem sido uma grata surpresa a cada prova. Ter a oportunidade de estar com as pessoas tem sido uma grande vivência”, diz.
Preparação
Avancini afirma que buscou fazer a melhor preparação para o calendário de despedida, com o máximo de dedicação possível. “Eu consegui construir uma forma física bastante boa, mas talvez seja o único momento da minha carreira que os resultados sejam secundários”, conta.
O atleta diz que seu foco é fazer uma boa performance, mas que sua preocupação maior não é disputar a vitória. “Quero acelerar tudo que eu tiver, fazer força ao meu máximo como atleta profissional pela última vez, pelo último evento, e cruzar a linha de chegada para fechar esse ciclo que foi maravilhoso”.
Além do bicampeão mundial, a equipe Caloi/Henrique Avancini Racing será representada na Brasil Ride por Cainã Oliveira.
O fundador da Brasil Ride, Mário Roma, comenta que a escolha de Avancini de encerrar sua carreira na prova do fim de semana foi muito bem recebida pelo evento.
“Um dos filhos da Brasil Ride, Avancini é um exemplo para tantos outros ciclistas, que como ele também estão em busca do sonho de ser campeão nos stages e na vida. A escolha dele de realizar seu último campeonato conosco nos traz a certeza de seu carinho por nós e o respeito pelo público que o admira. Essa despedida será de muitas surpresas e alegrias. De agregar histórias e de novamente engrandecer nossa história no MTB mundial e na vida”, disse Mário Roma.