Uma avalanche deixou cinco mortos nos alpes austríacos, no estado do Tirol, após uma forte nevasca seguida de clima mais quente, informaram as autoridades locais nesta sexta-feira (4). Em apenas dois dias, mais de 50 avalanches foram registradas na Áustria. As informações são da IstoÉ.
+ Escalador italiano morre após avalanche no Cerro Torre, Patagônia
+ Como o aquecimento global já impacta os grandes destinos de aventura
Inicialmente, o balanço divulgado era de quatro mortos e um desaparecido. Após algumas buscas, a quinta pessoa foi localizada na neve, ainda com vida, mas faleceu no local, segundo o jornal Tiroler Tageszeitung.
O acidente aconteceu em uma região próxima à fronteira com a Suíça, no distrito de Spiss. Até o momento, não há informações sobre a dinâmica do acidente e a identidade das vítimas.
Nos últimos dias, o alerta para avalanches havia sido aumentado para o nível 3 na Áustria, fase em que a maioria dos acidentes do tipo costumam ocorrer.
“Pessoalmente, estou triste, visto que durante dias e dias temos alertado repetidamente para os perigos e depois dentro de dois dias temos de registrar 50 acidentes de avalanche”, comentou o responsável pelo serviço tirolês de avalanches, Rudi Mair.
Segundo o especialista, depois da forte nevasca e do vento dos últimos dias, as excursões na montanha exigem “muita experiência na avaliação do perigo de avalanche”. “Como o sol voltará no fim de semana, o serviço de avalanche pede a todos para ter cautela”, conclui.
Hoje, uma avalanche separada varreu uma pista de esqui no popular resort de Soelden, onde cinco pessoas foram resgatadas com vida até agora. (ANSA)