Atletas que vivem na Rússia ou na Belarus são proibidos de correr Maratona de Boston

Atletas que vivem na Rússia ou Belarus estão banidos da Maratona de Boston - Foto: Shutterstock

Organizadores da Maratona de Boston anunciaram que corredores russos e belarussos não poderão participar do evento em 2022. As informações são do UOL e publicadas pela IstoÉ.

+ Encontro de atletas marca o início da segunda etapa da Copa do Mundo de MTB em Petrópolis (RJ)

+ Esquiador aterrissa bem no meio de avalanche em campeonato na Suíça

+ Mulheres se tornam surfistas e iniciam revolução de liberdade no Sri Lanka

Segundo o comunicado, a decisão é tem como objetivo demonstrar apoio ao povo ucraniano, que está sofrendo com a invasão da Rússia.

“Como muitos ao redor do mundo, estamos horrorizados e indignados com o que vimos e aprendemos com as reportagens da Ucrânia. Acreditamos que a corrida é um esporte global e, assim, devemos fazer o que podemos para mostrar nosso apoio ao povo ucraniano”, explicou Tom Grilk, presidente da Associação Atlética de Boston.

O banimento da Maratona de Boston também afetará os corredores que tenham conseguido sua classificação para o grupo de elite. A punição abre exceção para competidores que não morem em um dos países. Estes não serão barrados da Maratona, independente da nacionalidade.

A prova vai acontecer no dia 18 de abril. Na edição do ano passado, cerca de 18 mil corredores participaram, sendo 35 atletas vindos da Rússia.