Quem me acompanha por aqui sabe que sempre enfatizo a prática de atividade física como uma grande aliada na prevenção de doenças e diversos problemas de saúde, como hipertensão arterial, diabetes, câncer, fibromialgia, depressão e por aí vai.
O exercício também é indispensável para quem deseja um envelhecimento ativo e saudável. Mas você sabia que a prática regular de atividades físicas também auxilia na prevenção e no tratamento de patologias respiratórias, como rinite, sinusite, asma e bronquite?
Uma pesquisa de 2015 realizada pelo Ibope apontou que cerca de 44% dos brasileiros apresentam sintomas de doenças respiratórias – como tosse, falta de ar, chiado e aperto no peito. O estudo, que analisou cerca de 2 mil pessoas de 18 a 65 anos, concluiu que entre os problemas mais comuns estão asma alérgica, bronquite crônica, rinite e enfisema pulmonar.
Veja também
+ Quem são os atletas confirmados no Tour de France até agora
+ O exercício físico pode substituir o antidepressivo?
+ WhatsApp como ferramenta de trabalho: como fica a saúde mental?
Se os sintomas costumam aparecer em quase a metade da população, a incidência de doenças respiratórias atinge, efetivamente, 20% dos brasileiros e é a quarta maior causa de hospitalizações no País. Os dados são da Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia (SBPT).
A prática regular de atividade física atua em conjunto com fatores que estão diretamente ligados ao bom funcionamento do nosso sistema respiratório, que são:
- Controle do peso;
- Melhora da qualidade do sono;
- Aumento da força dos músculos envolvidos na respiração;
- Melhor gerenciamento do estresse;
- Melhor controle de hormônios importantes no mecanismo de regulação da nossa respiração, como cortisol, hormônios sexuais, entre outros.
Cuidados
Antes que o profissional de educação física monte um plano de exercícios físicos para o aluno, é necessário tomar as seguintes precauções:
- Não aplicar exercícios fora da casa do paciente quando as temperaturas estiverem muito altas, muito baixas ou com clima seco;
- Evitar orientar exercícios em piscinas com cloro – especialmente para portadores de rinite. Isso pode provocar uma rino-sinusite no aluno;
- Caso o paciente use medicamentos vasodilatadores, é recomendado o consumo antes das atividades físicas, uma vez que eles favorecem a ventilação e evitam os broncoespasmos.
Quais os principais exercícios recomendados?
Pensando na melhora de doenças respiratórias, os exercícios mais indicados são aqueles que fortalecem o sistema cardiovascular e ampliam a consciência sobre a respiração, como: natação, corrida, bicicleta, caminhada, dança, pular corda, yoga e pilates.
Recomenda-se, de maneira geral, que a frequência cardíaca permaneça entre 60% e 70% do valor máximo preconizada para a sua idade.
Alerta importante
Não é recomendado se exercitar durante uma crise respiratória aguda. Nesses momentos, o ideal é descansar e permitir que seu corpo se recupere.
Por que debater assuntos relacionados à saúde com sua equipe?
Uma empresa que preserva a qualidade de vida da sua equipe e garante a saúde de seu time, certamente consegue reter talentos para o seu negócio. Por isso, é fundamental criar políticas de incentivo para que bons colaboradores se sintam motivados a permanecer na corporação, mesmo diante de novas oportunidades de trabalho, isso permite que você tenha uma rotatividade mais baixa, menos custos com o treinamento de novas pessoas, além de manter pessoas que já estão habituadas aos valores e a cultura organizacional de sua marca.
E aqui vai uma pergunta importante: você está cuidando da sua saúde para melhorar a sua imunidade?
*BIANCA VILELA é autora do livro Respire, palestrante, mestre em fisiologia do exercício pela Unifesp (Universidade Federal de São Paulo) e produtora de conteúdo. Desenvolve programas de saúde em grandes empresas por todo o país há quase 20 anos. Na Go Outside fala sobre saúde no trabalho, produtividade e mudança de hábitos. Instagram: @biancavilelaoficial.