As melhores dicas da Ayurveda para recuperação rápida de gripe

Foto: shutterstock

Estamos em plena temporada de gripe, e para muitos, é tarde para falar de prevenção, mas a Ayurveda tem algumas dicas e truques testados pelo tempo para ajudá-lo a melhorar mais rápido dessa condição. Aqui, os especialistas no assunto, Larissa Hall Carlson e John Douillard, compartilham seus melhores conselhos para combater o vírus da gripe.

+ Como usar a Ayurveda para evitar mal-estar após refeições

+ 5 práticas da Ayurveda que vão te ajudar a dormir melhor

+ Você conhece a milenar dieta ayurvédica?

Reduza a febre e a congestão com chá de tulsi

Tulsi é considerada uma das ervas ayurvédicas mais purificadoras. Quando se trata de resfriados e gripes, o tulsi pode ajudar a reduzir dores de cabeça e febres, aliviar a congestão e apoiar a digestão. “Ligeiramente aquecedor, o tulsi é conhecido por acalmar os nervos, promover emoções saudáveis ​​e melhorar a clareza mental”, diz Carlson. “É também um ótimo chá para momentos difíceis da vida.” Carlson recomenda que pessoas lutando contra a gripe tentem beber uma ou duas xícaras de tulsi por dia, e que o sabor original seja o melhor para combater um resfriado. Nota: Carlson diz para evitar o tulsi durante a gravidez ou em condições de alta pitta, como refluxo ácido ou ondas de calor. Você pode comprar chá de tulsi pela internet ou em lojar naturais.

Faça uma pasta de cúrcuma

A cúrcuma é uma especiaria que impulsiona o sistema imunológico. “Pode não haver uma erva melhor para aumentar a imunidade necessária para combater uma gripe, pois possui propriedades antivirais naturais, bem como propriedades energéticas, de humor e digestivas”, diz Douillard. Ao primeiro sinal da gripe, misture partes iguais de mel cru e pó de cúrcuma. Tome 1 colher de chá da pasta a cada poucas horas. “Para tornar a fórmula mais potente, misture 16 partes de cúrcuma para 1 parte de pimenta preta e faça uma pasta com mel cru, e você terá um remédio incrível”, diz Douillard.

Elimine toxinas com chá de gengibre

O chá de gengibre é bom não apenas para a digestão, mas também é um poderoso expectorante e ajuda a eliminar o muco (dosha kapha). “Experimente uma xícara deste chá picante e aquecedor para eliminar a congestão, reduzir gases e inchaço e promover uma boa circulação”, diz Carlson. Sua ação robusta o torna uma ótima opção sem cafeína para dissipar a neblina mental, melhorar a vigilância e aumentar o foco enquanto está gripado. Para fazer seu próprio chá de gengibre, Carlson recomenda colocar três a cinco fatias de gengibre fresco em água quente. Nota: Qualquer pessoa com úlceras, problemas inflamatórios na pele ou distúrbios hemorrágicos deve evitar o chá de gengibre.

Tome Ashwagandha

Esta erva adaptogênica mostrou reduzir o estresse e fortalecer o sistema imunológico. “Um adaptógeno, ajuda a restaurar a resistência, energia e vigor necessários para combater a gripe”, diz Douillard. “No entanto, não é um estimulante. É uma erva com benefícios tônicos para o sistema nervoso em geral – energizando o corpo quando necessário durante o dia e acalmando os nervos hiperativos para um sono fácil e tranquilo à noite.” Para ajudar a combater a gripe, tome 500 miligramas do suplemento após as refeições. Lembre-se sempre de consultar seu médico antes de tomar qualquer suplemento.

Respire e faça alongamentos

O yoga suave pode ajudar quando você não está se sentindo bem. Carlson diz que pranayama vigoroso pode ser muito irritante quando você está doente, mas a prática de respiração consciente pode limpar a congestão, melhorar a circulação e restaurar um fluxo de energia equilibrado em todo o seu corpo. Carlson recomenda realizar de um a três minutos da Respiração Iogue Completa ou Respiração em Três Partes (dirgha pranayama) várias vezes ao dia. Quando você se sentir disposto, Carlson diz que “alongamentos suaves rolando pelo chão” podem ajudar a abrir o peito, aliviar a rigidez e estimular o sistema nervoso parassimpático.

Faça uma auto-massagem Ayurvédica todos os dias

A pele é o maior órgão do seu corpo e pode ter até 1 bilhão de micróbios por centímetro quadrado. Além disso, os neurônios sensoriais na pele podem ser irritados por muitos fatores ambientais, como clima, estresse, viagens, roupas e outros. “Aplicar óleo na pele pode acalmar esses neurônios e, como resultado, o sistema nervoso central, que precisa de um tanque cheio de combustível ao combater a gripe”, diz Douillard. “A aplicação de óleo na pele pode manter o microbioma da pele saudável, o que, por sua vez, apoia nossa imunidade e a comunicação ativa entre os micróbios da pele, os micróbios ambientais, os micróbios intestinais e a função de todo o corpo.”

Aumente a imunidade com mais exposição ao sol

A exposição ao sol pode fazer maravilhas para o seu sistema imunológico. “Pessoas que têm menos exposição ao sol têm duas vezes mais chances de ter tosse e três vezes mais chances de ter nariz escorrendo em comparação com aquelas que têm mais exposição ao sol”, diz Douillard. A razão para isso é a vitamina D3, que ativa proteínas que aumentam a imunidade. Para garantir que você está recebendo uma quantidade adequada de vitamina D3, passe um tempo ao ar livre ou suplemente com 2.000 a 5.000 UI de vitamina D3 por dia.

Faça gargarejos com água salgada morna

Essa dica é um favorito simples e eficaz da Ayurveda. Gargarejar com água morna salgada não apenas ajuda a soltar o muco teimoso na garganta, mas também elimina bactérias e germes. “Dissolva meia colher de chá de sal do Himalaia ou sal marinho de alta qualidade em meio copo de água morna”, diz Carlson. “Gargareje por pelo menos 30 segundos e repita duas vezes por dia quando estiver doente e pelo menos uma vez por dia durante a semana após a recuperação da doença.” Nota: Carlson recomenda fazer esse enxágue com o estômago vazio e verificar com seu médico se você estiver em uma dieta restrita de sódio. Certifique-se de limpar o copo que você usa entre os gargarejos para evitar a formação de bactérias.

Coma este superalimento Ayurvédico

A gripe pode realmente acabar com você e comprometer seu sistema imunológico, tornando mais difícil lutar contra o vírus. “A capacidade de empregar sua própria imunidade pode ser aumentada ao fornecer a nutrição estimulante do sistema imunológico que precisamos, ingerindo uma das fórmulas de rejuvenescimento mais famosas da Ayurveda, chamada Chyawanprash”, diz Douillard. Chyawanprash contém mais de 40 ervas diferentes e está repleto de vitamina C e antioxidantes necessários para ajudar a combater a gripe.

Pratique uma culinária limpa

Combata a gripe com uma alimentação saudável. “A Ayurveda trata os sintomas com qualidades opostas, então, quando estiver sobrecarregado com congestão espessa e pesada, a Ayurveda recomenda comer alimentos leves e claros”, diz Carlson. Procure caldos claros, líquidos claros e legumes que fiquem translúcidos depois de cozidos, como alho-poró amargo, couve chinesa, salsão, couve e aspargos. Evite alimentos que possam ser mais difíceis de digerir, como carne, laticínios e pães pegajosos.







Acompanhe o Rocky Mountain Games Pedra Grande 2024 ao vivo