A pandemia de Covid-19 impactou o mundo inteiro e, com o esporte, não foi diferente. Alguns efeitos podem ser avaliados a partir do Year in Sport, relatório anual divulgado pelo Strava, com os principais dados sobre atividades físicas em 2020. O relatório traz insights sobre como a comunidade esportiva criou novos hábitos durante o período de isolamento social e como se manteve ativa.

A Strava, que agora tem 73 milhões de usuários, disse que a cada mês deste ano uma média de dois milhões se registraram com seu aplicativo pela primeira vez. O aplicativo usa a tecnologia do sistema de posicionamento global (GPS) para registrar o exercício, permitindo aos usuários comparar desempenhos.

Leia Mais: O que 30 min de atividade física faz para quem fica muito tempo sentado
Treino em casa e dicas para se manter em forma

No começo da pandemia no Brasil, em março, os registros de atividade física no Strava caíram no início do mês, mas, mesmo após algumas restrições impostas pela pandemia, cresceram 5% acima do esperado. As atividades durante os meses de pandemia puderem ser incluídas dentro das opções de atividade física “indoor” da plataforma.

Nos 12 meses analisados pelo Year in Sport foram percorridos 133,1 milhões de km, comparados aos 98,4 milhões de km registrados em 2019. Neste ano, foram percorridos 1.2 bilhão de quilômetros em cima das “magrelas”, com uma elevação total de 13.2 bilhões de metros.

A Strava também viu um pico na criação de clubes de atividades online. E os membros compartilharam mais de 400 milhões de fotos de treinos no aplicativo.

“Não temos dúvidas que este foi um ano atípico para todos. Mas o que conseguimos enxergar é que os atletas Strava conseguiram se adequar a essa realidade, praticaram novas atividades e se mantiveram ativos durante todo o período. Mesmo com restrições de eventos, esportes ao ar livre e em grupo, a plataforma viu sua comunidade crescer e o número de registro de atividades físicas superar as previsões iniciais”, explica Rosana Fortes, country manager do Strava no Brasil.

Mais mulheres no esporte

De acordo com o relatório de atividades físicas em 2020, globalmente, as mulheres jovens, com idade entre 18 e 29 anos aumentaram a frequência de atividades em 45,2%, quando comparadas ao ano passado, enquanto os homens cresceram 27,3%. No Brasil, esse dado também tem as mulheres na frente, com um aumento de 43,8% de registros contra 30% a mais feito pelos homens na mesma faixa etária.

Atividades físicas de 2020: o boom da yoga

O aplicativo norte-americano ClassPass, que normalmente permite aos usuários reservar aulas de exercícios presenciais, mas agora oferece transmissão ao vivo das aulas, afirma que 81% de seus membros usaram o serviço digital, sendo yoga a aula mais popular.

Um levantamento da SEMrush, empresa de marketing digital, determinou que a pesquisa pelo termo “Yoga” cresceu 50% durante a pandemia nos mecanismos de busca, como o Google. O a busca por “tapete de yoga” cresceu 735% no mesmo período.

Mais corredores

Também houve um aumento de corredores de rua em 2020. Segundo uma pesquisa feita pela agência Edelman Intelligence com 14 mil corredores de 12 países, incluindo o Brasil, mais de um terço das pessoas entrevistadas (36%) estão mais ativos agora do que antes do início da pandemia, mesmo com as medidas adotadas pelo mundo para a contenção da doença.

Os participantes, usuários do app Runkeeper, tinham entre 18 e 64 anos e treinavam ao menos uma vez por semana.

Durante o mês de abril, o aplicativo registrou aumento de 252% nos registros em todo o mundo, e um aumento de 44% em usuários ativos mensais em comparação com o mesmo período do ano passado. O estudo também relatou um aumento global de 62% pessoas saindo para uma corrida semanal.

Leia Mais: Por que você deveria correr uma corrida virtual
Como serão as corridas pós-pandemia?

Vale destacar que na maioria dos países a corrida de rua não foi proibida, mas criaram regras e horários específicos para a prática, fora os treinos dentro de casas e prédios.

A corrida também foi uma ferramenta para a saúde mental. Cerca de 88% dos usuários no Brasil dizem que a corrida desempenha um papel fundamental para espairecer a mente, enquanto dois terços (67%) afirmam que os benefícios mentais da corrida superam outras atividades físicas. Além disso, para a maioria das pessoas (78% globalmente, 91% no Brasil), o papel do esporte vai ganhar mais relevância em suas vidas depois da pandemia.

Além disso, conforme um levantamento da 99Run, aplicativo de corrida criado em 2016 que atualmente coordena mais de 360 provas virtuais, as corridas virtuais cresceram 300% neste ano, entre abril e setembro, na comparação com o mesmo período do ano passado.