Aprenda a fazer cenouras em conserva de gengibre e cardamomo

cenouras em conserva
Foto: shutterstock

Essas cenouras em conserva suaves e levemente doces são um ótimo “picles de entrada” para aqueles que acham o sabor forte do kimchi ou kraut avassalador. Não é necessário comprar repolho orgânico para esta receita, pois você está usando apenas as folhas de repolho para formar uma barreira entre as cenouras e o pote pesado.

+ Para aquecer no frio: receita de caldo verde fit
+ Melhor forma de comer abacate: Pasta proteica ao pesto de abacate

Nota: A decapagem é um processo longo! Esta receita leva de 7 a 14 dias, portanto, seja paciente enquanto isso. O resultado final vale a pena!

Ingredientes

1 pedaço de 2 polegadas de gengibre fresco, esfregado e cortado em fatias finas
6 vagens de cardamomo verde
10 cenouras orgânicas (descascar), raladas
2 xícaras de água filtrada
1 colher de sopa de sal marinho de alta qualidade (como sal do Himalaia ou celta)
2 folhas pequenas de repolho verde ou roxo

Equipamento

2 frascos de vidro de boca larga de 450g com tampas, esterilizados
2 pequenos frascos de vidro com tampas (110g ou 220g), esterilizados (NOTA: os frascos devem ser estreitos o suficiente para caber dentro das bordas dos frascos de 450g).

Modo de preparo

Divida o gengibre e o cardamomo entre 2 frascos de vidro de boca larga de 450g. Corte as cenouras em comprimentos de 3 ½ polegadas, cortando pela metade ou em quartos os comprimentos mais grossos e deixando os comprimentos finos inteiros. Divida as cenouras entre os potes de 450g, embalando bem.

Em um copo medidor de vidro grande, misture a água filtrada e o sal até que o sal se dissolva. Despeje nos frascos de 450g, deixando espaço livre de 1 polegada entre a superfície do líquido e a borda dos frascos. Arrume as folhas de repolho nos potes de 450g por cima das cenouras. Encha os 2 pequenos frascos de vidro com água e feche bem com tampas. Coloque em potes de 450g por cima das folhas de repolho para manter as cenouras submersas no líquido.

Coloque frascos de 450g em uma tigela rasa para pegar qualquer transbordamento e cubra com panos de prato limpos. Deixe fermentar em local fresco, longe da luz solar direta, pressionando pequenos frascos conforme necessário para manter as cenouras submersas no líquido, por 7 a 14 dias. Remova os pequenos frascos e descarte as folhas de repolho. Feche bem os frascos de 450g com tampas e leve à geladeira por até 12 meses.







Acompanhe o Rocky Mountain Games Pedra Grande 2024 ao vivo