Após título brasileiro, Avancini participa da Internacional Estrada Real Chaoyang

Foto: divulgação

A etapa de Arcos (MG) da Internacional Estrada Real Chaoyang 2023 contará com a participação de Henrique Avancini e Karen Olimpio. Ambos conquistaram o título de campeões brasileiros de XCO (cross country olímpico) na classe Elite (profissional) no último fim de semana em São José dos Campos (SP). As provas ocorrerão entre os dias 28 e 30 de julho, com largadas e chegadas no Parque Aquático Municipal.

Leia mais:

+ Quer evoluir no Mountain Bike? Confira 4 bons Bike Parks perto de São Paulo

+ Brasil terá primeiro manual de referência para sinalização de rotas de cicloturismo e trilhas de MTB

+ 4 destinos para pedalar e surfar no mesmo dia

A Internacional Estrada Real Chaoyang 2023 é organizada pela Avelar Sports e conta pontos para os Jogos Olímpicos de Paris-2024. Por isso, atrai ciclistas e fãs do Brasil inteiro. No XCO do Campeonato Brasileiro do último final de semana, Avancini foi seguido por Ulan Galinski e Nicolas Machado, enquanto Raiza Goulão e Isabella Lacerda completaram o pódio no feminino. Todos os seis estarão na competição de Arcos.

As outras duas etapas de 2023 também foram em Minas Gerais. A temporada começou em Itabirito, em março, e depois houve uma parada em Ouro Branco, no mês de maio. A entrada é franca e são esperadas 20 mil pessoas.

Principal categoria de “acesso” à Elite, o Sub-23 também estará bem representado na Estrada Real, com presenças de nomes como Iara Caetano, campeã brasileira de XCE na última semana, e Cainã Oliveira, bronze no XCO. Em Arcos, as provas do XCO serão no sábado (29). No XCO, cada volta terá 4 km, com até 78 metros de elevação por volta e 80 metros de altimetria. Nesta categoria do mountain bike, o número de voltas varia por categoria, o que ainda será definido pela arbitragem. As largadas do Elite e do Sub-23 serão às 14h.

“É sempre muito especial ter a presença de grandes nomes, não só para que eles possam pontuar e manter a constância de provas mas para nós também acompanharmos de perto a alta performance do mountain bike brasileiro. Nossa imensa gratidão de poder produzir um evento que comporta ranking nacional, pistas diferenciadas e ainda um final de semana para toda a família”, vibra Mariana Gomes, gerente geral da Avelar Sports.

XCC e XCM

A etapa de Arcos também terá as tradicionais provas de XCC (cross country short track), na sexta-feira (28) e XCM (Cross Country Marathon) no domingo (30). O primeiro, assim como o XCO, também vale pontos para Paris-2024, enquanto a maratona alcança mais os ciclistas amadores. Ao todo, são  1500 atletas inscritos, incluindo alguns estrangeiros como os chileno Ignacio Gallo e Maria Gonzalez, que também buscam pontos para Paris-2024.

No XCC, cada volta tem 1,6 km, com até 19 metros de elevação em cada. Os atletas terão que andar por 20 minutos e depois dar mais uma volta. No XCM conta com percurso completo com 66 km e o reduzido com 44 km. Esta é a categoria que reunirá a maioria dos 1.200 atletas inscritos. Todas as largadas serão às 9h30 (profissionais e amadores).







Acompanhe o Rocky Mountain Games Pedra Grande 2024 ao vivo