Feito inédito de Hilaree Nelson e Jim Morrison na quarta montanha mais alta do mundo

Os renomados alpinistas James White Morrison e Hilaree Nelson fizeram uma descida histórica de esqui do topo do Monte Lhotse de 8.516 metros de altitude.

A dupla tornou-se a primeira a esquiar o que é muitas vezes referido como “a Dream Line”. Esta rota tem mais de 2.133 metros de comprimento, começando no pico e desce para o Acampamento 2. Esta descida massiva foi parcialmente esquiada no passado, mas esta foi a primeira vez que alguém fez todo o seu comprimento.

De acordo com The Himalayan Times, Nelson e Morrison chegaram ao cume do Lhotse às 13:27 da tarde de ontem, hora local. Eles foram acompanhados por dois outros alpinistas e três guias sherpas nepaleses.

Ambos estavam seguros e devem chegar ao acampamento-base nesta segunda-feira.

 

View this post on Instagram

 

A post shared by Hilaree Nelson (ONeill) (@hilareenelson) on

Lhotse possui ligação com o monte Everest pela coluna sul. Os escaladores que tentam escalar o Everest e o Lhotse compartilham a maior parte da rota.

James White Morrison e Hilaree Nelson são dois dos mais experientes alpinistas de esqui do mundo. Juntos, eles escalaram e esquiou Denali (6.190 m) no Alasca e Papsura (6.451 m), conhecido como o “pico do mal”, na Índia. Nesta primavera, Morrison esquiou Cho Oyu e seções no Everest (embora não do topo). E embora ela nunca tenha tentado esquiá-lo, Nelson escalou o Lhotse antes. Em 2012, ela e Erickson ligaram o Lhotse ao Monte Everest, tornando Nelson a primeira mulher a escalar dois picos de 8.000 metros em 24 horas.