Atleta da nova geração, a escaladora brasileira Amanda Criscuoli, 17 anos, encadenou no último sábado (24) a complexa via “Problema de uma Geração”, localizada em Caxias do Sul (RS).
Ao conseguir superar a temida via sem quedas, Amanda tornou-se a primeira mulher a atingir o feito. Além disso, é a mulher mais nova do país a encadenar uma via de graduação 10a.
Veja também
‘Amor, dor e calor’: Bianca Castro encadena vias complexas no Rio de Janeiro
+ Corte Arbitral do Esporte devolve gerência do skate brasileiro à CBSK
+ Cross training: Qual é o melhor tipo de treinamento cruzado?
“É uma via que exige muito do psicológico, principalmente pelo ambiente. Fica de frente a um vale enorme, é alta em comparação ao chão e passa a sensação de estar escalando no vazio”, relata Amanda.
Por conta disso, muitos escaladores desistem de subir a via ao chegar no local. A “Problema de uma Geração” fica na área conhecida como Noel Rocks, e possui uma cachoeira ao lado que, dependendo da intensidade, pode respingar água no escalador e atrapalhar a subida devido ao barulho altíssimo.
“Meu processo nessa via foi longo, desafiador, mas incrível. Eu comecei a mandar ela em 2022, mas de lá pra cá competi diversas vezes e isso envolveu viagens, treinos específicos”, relata a atleta, que faz parte da seleção brasileira de escalada esportiva e competiu nos últimos Jogos Mundiais da Juventude.
No último sábado, Amanda Criscuoli, que possui outros grandes feitos na escalada em rocha, colheu os frutos da sua dedicação à via e finalmente realizou um sonho de criança, que era encadenar uma 10a.
“Na minha segunda tentativa nesse dia eu escalei fluída, sem medos, sem bloqueios, só escalei e fui muito feliz! Me senti “voando”, tranquila e leve, eu sabia todos os movimentos, as costuradas, os pés, os descansos e finalmente encaixei tudo! Foi perfeito! Quando passei do crux só conseguia agradecer pela oportunidade”, finaliza a jovem atleta.
Veja alguns trechos da empreitada abaixo: