Os alimentos que vocês ingere podem ter um enorme impacto no nível de neurotransmissores no cérebro, responsáveis pela sensação de felicidade. Neste Dia Internacional da Felicidade, comemorado e m 20 de abril, confira os melhores alimentos saudáveis e compostos ativos que elevam o seu bem estar e prazer.
+ Busca desenfreada por felicidade pode causar sintomas de depressão; saiba como evitar
+ Precisa de mais energia? Experimente estes 5 alimentos cheios de vitamina B12
Alimentos que aumentam a sensação de felicidade:
Folhas Verdes
Eles são ricos em folato, uma vitamina B que também ajuda a sintetizar a serotonina. O folato também ajuda a prevenir o câncer e as doenças degenerativas associadas ao envelhecimento. Siga o exemplo do Popeye: amplie a ingestão de vegetais de folhas escuras, como espinafre, couve e nabo.
Ácido gama-aminobutírico
Nada que comemos realmente contém GABA, um neurotransmissor conhecido como Valium da natureza por seus efeitos calmantes. Mas certos alimentos contêm seu bloco de construção, o aminoácido glutamina. Entre eles: carne de porco, carne bovina, sementes de gergelim e girassol, aveia, repolho, espinafre e salsa.
Comida indiana
A curcumina, um composto na cúrcuma, aumenta a produção de serotonina. Em um estudo de 2013 no Baylor Research Institute, em Dallas, identificou que 500 miligramas de curcumina duas vezes ao dia provoca um efeito de antidepressivo tão eficaz quanto o Prozac.
Gorduras saudáveis
Em particular, o ácido docosahexaenóico (DHA), o ácido graxo mais abundante no cérebro e um importante moderador do humor e da saúde mental. Um estudo de 2011 feito com militares descobriu que o risco de suicídio foi maior entre aqueles com os níveis mais baixos de DHA. Onde obter isso? Peixes de água fria, como salmão, cavala, sardinha e atum, além de camarão e outros crustáceos.
Aves
O peito de peru é rico em triptofano, um aminoácido que ajuda o corpo a sintetizar o neurotransmissor da felicidade, a serotonina. O triptofano também pode ser encontrado em altos níveis na biomassa de spirulina, espinafre, peru, claras de ovos, feijão preto, ervilhas, sementes de abóbora, nozes, castanha de caju e amêndoas.