Alimentação e atividade física andam de mãos dadas: ambas são importantes para uma vida saudável e uma pode afetar a outra. Segundo a healthy chef Dani Faria Lima, especialista em alimentação saudável, os alimentos que você come irão definir o seu nível de disposição para a prática de exercícios.
+ Como alimentos podem causar ansiedade e dicas para aliviar crises
+ 7 alimentos que melhoram a performance no esporte
+ Dicas de alimentos veganos para sua lista de supermercado
De acordo com a profissional, alguns alimentos ajudam a aumentar a serotonina, endorfina e dopamina, “os hormônios da felicidade e da motivação”.
Dani Faria Lima explica que os alimentos do complexo B, cafeína e carboidratos ricos em fibras e baixo índice glicêmico dão disposição para a prática de exercícios. Nesta lista, entram as sementes, castanhas, nozes, milho, lentilha, grão-de-bico, abóbora, abacate, batata-doce, banana-da-terra, ovo de galinha, iogurte natural, café, matchá e outros.
“A cafeína estimula os hormônios do bem-estar, e os demais alimentos trazem energia para o corpo, o que deixa as pessoas com mais vontade de agir. Isso geralmente eleva o astral”, diz a profissional formada pelo Natural Gourmet Institute, em Nova York.
O Guia Alimentar para a População Brasileira do Ministério da saúde alerta sobre a relação entre a distribuição da alimentação no dia a dia e a disposição. “Quem se alimenta de forma adequada, mais vezes ao dia e em pequenas porções, consegue transformar o alimento mais facilmente em energia”, explica a nutricionista Simone Rocha, presidente da Associação de Nutrição do Distrito Federal.
“Já aquele que faz apenas duas refeições diárias e em grande quantidade, ou abusa de comidas gordurosas que têm digestão lenta, vai gastar mais energia que seria para outras coisas na digestão”, completa.
Simone explica que esse processo funciona como uma defesa. “O corpo demora a processar o que ela comeu em exagero, então o organismo ‘rouba’ energia de outros lugares para ajudar na digestão. Muitas pessoas pensam que o cansaço do dia a dia vem do trabalho ou de outros fatores, mas pode ser uma questão de ter uma melhor alimentação.”
Quais alimentos podem atrapalhar a sua disposição
Dani Faria Lima diz que cada pessoa precisa observar os efeitos da alimentação em seu corpo, como sensação de peso no estômago, gases, menos disposição por conta da digestão mais difícil, e outros desconfortos. “Algumas pessoas não se dão muito bem com leguminosas e abacate antes do treino, por exemplo”, conta.
Além disso, a healthy chef alerta para o quanto de comida é ingerido horas antes da prática de atividades físicas. Comer uma quantidade exagerada de alimentos pode diminuir a sua disposição para treinar.
A profissional conta que gosta de variar as suas receitas pré-treino e indica algumas opções:
- Banana congelada batida com leite vegetal e whey protein;
- Pudim de chia com whey;
- Frango com batata doce;
- Iogurte natural com banana da terra grelhada;
- Ovos com tubérculos.