Alimentos processados: por que você não deve se sentir culpado por comê-los

Por que você não deve se sentir culpado por comer alimentos processados
Foto: Rawpixel

Alimentos processados ​​têm uma má reputação. Eles são vistos como não naturais ou insalubres, mas os alimentos processados ​​merecem um lugar na sua mesa. De que outra forma você conseguiria legumes em fevereiro em Minnesota ou jantaria na mesa antes das 23h?

+ 10 benefícios do pepino que você não deve ignorar

+ Alimentos apoiados pela ciência para comer antes de malhar

+ Mick Fanning, no auge, em Lennox Head

Não há razão para sentir um pouco de remorso por aceitar ajuda de alimentos processados ​​ou preparados. Esses alimentos ​​podem ajudar a prevenir a insegurança alimentar e a deficiência de vitaminas enquanto as refeições são feitas mais rapidamente. Eles também podem ser mais acessíveis do que produtos frescos e podem nos ajudar a comer mais porções de frutas e vegetais todos os dias. Então vá em frente e abasteça sua despensa .

“Você não tem preguiça de escolher opções simples ou convenientes”, diz Cara Harbstreet, MS, RD, LD, da Street Smart Nutrition . “Nem todos temos o luxo de um parceiro ou família que cuida das tarefas domésticas, como cozinhar. Se os alimentos embalados ou processados ​​ajudam você a colocar as refeições na mesa de forma consistente sem sobrecarregar seu tempo e energia, isso é uma coisa boa.”

Os benefícios dos alimentos processados

Talvez seja hora de repensar nossos sentimentos em relação aos alimentos embalados. Alimentos dessa categoria ​​incluem alimentos integrais que foram cortados, cozidos, congelados, enlatados ou secos. Pense em feijões sem casca e secos, brócolis congelado ou ervilhas enlatadas. Estas são maneiras perfeitamente saudáveis ​​de comer alimentos processados.

“Quando a maioria das pessoas pensa em alimentos processados, eles imaginam grandes pacotes de alimentos cheios de alimentos ricos em amido altamente processados ​​ou alimentos carregados de gordura, sal e açúcar, mas é importante saber que nem todos os alimentos processados ​​são iguais”, diz Cordialis Msora-Kasago, MA, RDN, porta-voz de mídia da Academia de Nutrição e Dietética. “Leite pasteurizado, vegetais congelados, alguns alimentos integrais e até mesmo aquele kit de refeições que você compra para preparar uma salada rápida depois de um longo dia de trabalho são todos alimentos processados, e ainda assim os incluímos diariamente como parte de uma dieta geral. dieta saudável.”

Claro, existem diferentes tipos de alimentos dessa categoria. Alimentos minimamente processados ​​lembram o que foi caçado ou coletado, como cenouras cortadas, carne cozida ou nozes assadas. Por outro lado, os alimentos ultraprocessados ​​geralmente são quebrados do estado original e reconstruídos como algo diferente.

“Em vez de eliminar todos os alimentos processados, escolha alimentos minimamente processados ​​e o mais próximo possível de seu estado natural”, diz Msora-Kasago.

Mas mesmo os alimentos ultraprocessados ​​não são de todo ruins. O cereal, por exemplo, é enriquecido com vitaminas e minerais que ajudam a prevenir deficiências.

5 maneiras de escolher mais alimentos minimamente processados

Aqui está o que considerar ao comprar essa categoria de alimento:

1. Observe os rótulos

“Uma das desvantagens de certos alimentos processados ​​é a adição de quantidades substanciais de açúcar , sal ou gordura”, diz Kristen Smith, MS, RDN, LDN, porta-voz da Academia de Nutrição e Dietética. “Tente limitar os produtos alimentícios que listam açúcar ou sal como um dos primeiros ingredientes da lista de ingredientes. Se for um alimento rico em carboidratos, revise o rótulo do alimento para garantir que haja pelo menos 3 gramas de fibra no produto. Se optar por alimentos processados, tente escolher opções ricas em fibras , proteínas ou vitaminas.”

2. Não ignore os ingredientes

Ao fazer compras, vire a embalagem para ver a lista de ingredientes. Uma lista mais curta geralmente indica menos processamento. Também é um bom sinal se os ingredientes forem palavras que os alunos do jardim de infância conhecem (maçãs, amendoins, leite). Esses alimentos são comumente localizados no perímetro do supermercado. Nozes e grãos nas lixeiras, laticínios, frutas secas e carne são exemplos de formas saudáveis ​​de comer alimentos processados.

3. Enxágue o sal

Frutas e vegetais enlatados são outro exemplo de maneiras saudáveis ​​de comer alimentos embalados. Procure frutas enlatadas em suco 100% e vegetais e feijões com baixo teor de sódio. Você também pode drenar a salmoura e lavar feijão e legumes enlatados em água fria antes de cozinhá-los. Isso ajuda a reduzir o sódio.

4. Não tenha medo de gordura

Procure alimentos preparados que contenham gorduras saudáveis ​​que o manterão satisfeito até a próxima refeição. Manteigas de nozes sem adição de sal ou açúcar, homus com ingredientes mínimos e um punhado de nozes são ótimos exemplos.

5. Pegue os atalhos

O planejamento de refeições, compras, preparação e limpeza são tarefas que consomem muito tempo. Se usar kits de refeição ou ingredientes enlatados, secos ou congelados permite que você alimente sua família junto com seus outros compromissos, use-os!

A comida é apenas uma peça do quebra-cabeça

“A saúde é complexa, e um comportamento – como comer alimentos processados ​​– raramente é suficiente para inviabilizar a saúde a longo prazo por conta própria”, diz Harbstreet. “Lembre-se de que outras ações em seu estilo de vida geral também desempenham um papel, e não precisamos examinar desproporcionalmente os hábitos alimentares.”

Publicado originalmente em Oxygen Magazine.