10 alimentos contra inchaço que farão você se sentir melhor

alimentos para inchaço
Imagem Shutterstock

Inchaço é horrível. Nada pior que terminar uma refeição se sentindo enorme e pesado, com a sensação de estômago inflado. Mas sua alimentação pode fazer a diferença: alguns alimentos para inchaço podem te ajudar. Contudo, antes de partir para a ação, entenda porque isso acontece. 

Essa sensação de estufamento ocorre quando o abdômen retém líquido, gás ou fica inchado. Muitas vezes, está acompanhado de dor ou desconforto. É um dos problemas estomacais mais chatos e comuns. As causas incluem constipação, comer demais, a síndrome do intestino irritável e até o hábito de engolir o ar quando você bebe ou come rapidamente. Tudo isso contribui para a protuberância na barriga.

Além disso, existem certas comidas que são menos digeríveis. Alimentos que contém certos ingredientes, como lactose, açúcar adicionado ou fibras, que são difíceis de digerir por algumas pessoas, também pode causar inchaço. Quando essas substâncias passam para o cólon, as bactérias se alimentam delas. Esse processo produz as bolhas de gás que fazem seu estômago inchar. Alô, feijão, couve-flor e companhia!

Além disso, quando o corpo absorve muita água e o líquido se acumula entre as células – depois de comer uma pizza bem salgada, por exemplo – isso também pode resultar em um estômago inchado.

Felizmente, você pode esvaziar o estômago se apostar nas comidas certas. Selecionamos 10 alimentos para inchaço que você pode adicionar ao carrinho de compras na próxima ida ao supermercado. 

10 alimentos para inchaço

Kefir

Alimentos para inchaço: kefir
Foto: Shuttersotck

Às vezes, o gás e o inchaço aparecem quando as bactérias do trato digestivo ficam fora de controle. Quando é este o caso, os probióticos de certos alimentos fermentados, como o kefir, podem ajudar a restaurar o equilíbrio bacteriano para manter sua digestão eficiente.

+ Fermentados: tudo sobre kefir, kombucha, kimchi e outros

Você provavelmente já sabe que o iogurte é uma fonte confiável de probióticos. Mas talvez não saiba que o kefir tem até três vezes mais bactérias benéficas do que a opção tradicional. E se você tiver problemas para digerir a lactose, o kefir é quase desprovido dela.

Geralmente as pessoas trocam mudas de kefir em grupos online de compartilhamento. Ele pode ser comprado desidratado online também. Aí, faça seu próprio kefir deixando-o fermentar o leite por algumas horas ou de um dia para o outro.

Abacate

Alimentos para inchaço: abacate
Foto: Shuttersotck

Você definitivamente precisa de um pouco de sódio em sua dieta se estiver correndo muitos quilômetros nos treinos. Mas, para alguns, comer muitos alimentos salgados pode levar à retenção de líquido, que provoca inchaços. Por isso, invista em comidas ricas em potássio, como abacate. O sódio suga a água nas células e o potássio a bombeia para fora, ajudando você a desinchar.

+ Veja quantas calorias tem o abacate e como incluí-lo na sua dieta

Pessoas adultas devem comer 4.700 miligramas de potássio por dia. Mas a maioria não chega nem perto disso. Os alimentos para inchaço que mais contém a substância incluem abacate, batata, banana, legumes no geral, espinafre e abóbora. O abacate funciona bem em qualquer refeição (café da manhã, almoço e jantar) e contém gorduras saudáveis ​​que o deixam satisfeito.

Gengibre

Alimentos para inchaço: gengibre
Foto: Shuttersotck

Um dos mais antigos remédios caseiros para tudo, desde dores musculares até dor na garganta, o gengibre também pode te ajudar. Os compostos do gengibre podem estimular os sucos intestinais do corpo. Eles ajudam na digestão e reduzem qualquer inchaço causado pela indigestão.

Além de comer, coloque algumas fatias de gengibre fresco na água quente e beba como chá. Gengibre fresco também pode ser adicionado em smoothies e molhos de salada, e a versão em pó seco pode se misturar na farinha de aveia para algo mais picante.

Leite A2

Alimentos para inchaço: leite A2
Foto: Shuttersotck

A lactose quase sempre recebe a culpa pelas dores de estômago que aparecem depois da ingestão do leite. Mas evidências sugerem que outro culpado –a proteína beta-caseína A1 – presentes no líquido também pode causar inchaço, dor abdominal e outros sintomas indesejáveis.

+ 8 alternativas ao leite de vaca e os benefícios de cada uma

Por isso, se o leite sem lactose não lhe traz alívio, vale a pena experimentar esta bebida que só contém proteína beta-caseína A2 (e não A1) nos seus cereais e smoothies. Um estudo publicado na revista Nutrients descobriu que beber o leite A2 depois de um treino é tão bom para a recuperação muscular quanto o leite normal.

Laranja

Alimentos para inchaço: laranja
Foto: Shuttersotck

A maioria das pessoas precisa adicionar mais fibras à dieta. Mas depois de comer o ingrediente indigesto, gases e inchaços podem surgir como efeito colateral. Especialmente se você não está acostumado a comer fibras, já que o gás é um subproduto da digestão delas. O consumo de água pode ajudar, incentivando o movimento do alimento através do sistema digestivo. Mas, além da água, você também pode comer mais alimentos que sejam ricos em água, como laranjas, melão, frutas vermelhas, tomates e pepinos. 

Aspargos

Alimentos para inchaço: aspargos
Foto: Shuttersotck

A gente sabe que ele deixa sua urina com um cheiro um pouco desagradável. Porém, por ser um diurético natural, ele faz com que você faça mais xixi – ajudando a remover o excesso de água dos sistemas. Isso alivia o desconforto causado pela retenção de líquido. 

Aspargos também contém fibras prebióticas. Elas são o alimento dos probióticos (bactérias vivas encontradas em alimentos e suplementos). Por isso, ajudam a alimentar as boas bactérias em seu intestino para manter seu trato digestivo funcionando bem.

Hortelã

hortelã
Foto: Shuttersotck

Se você está sentindo certo desconforto depois de uma refeição, faça um favor a si mesmo e pegue uma caneca de chá de hortelã. Os óleos da folha podem ajudar a relaxar os músculos do intestino e aliviar os espasmos que causam desconforto.

A infusão de folhas de chá frescas tende a manter melhor as propriedades anti-inchaço. Você também pode jogar folhas de hortelã fresca em saladas ou misturar com frutas.

Feijão

Alimentos para inchaço: feijão
Foto: Shuttersotck

Parece contraditório, mas alimentos como o feijão e vegetais crucíferos – como o brócolis – fazem com que você sinta que engoliu uma bola de basquete, o alívio pode vir de comer mais deles, e não menos.

Expor seu corpo a esses alimentos para inchaço com mais frequência pode treiná-lo para a melhor digestão (justamente ao alimentar, estimular e reequilibrar a microbiota do seu sistema digestivo). Portanto, se você não costuma comer muito, tente adicioná-los à sua dieta regularmente. 

Sementes de erva-doce ou funcho

sementes de funcho
Foto: Shuttersotck

As sementes com sabor de anis não são apenas ótimas para disfarçar o hálito ruim. O ingrediente típico do Mediterrâneo também é usado tradicionalmente para aliviar problemas digestivos, como inchaço e dores. É por isso que muitos restaurantes indianos oferecem as sementes depois das refeições.

Quando você quiser que seu estômago se comporte, pode mastigar as sementes ou ingeri-las em água quente como chá. Você também pode usá-las como tempero ao preparar receitas como molho de macarrão e sopas.

Dente-de-leão

dente-de-leão
Foto: Shuttersotck

Muito mais do que uma erva daninha, ele é um diurético natural. Por isso, incentiva seu corpo a fazer xixi e melhora a distensão do estômago causada pela retenção de água. E com a remoção da água e do sódio no corpo, o dente-de-leão pode reduzir a pressão arterial, em alguns casos. 

Nos meses mais quentes, você pode colher dente-de-leão enquanto corre pelas trilhas ou encontrá-lo nos supermercados. Ele pode ser adicionado a saladas, sanduíches e receitas de pesto. Você também pode preparar um chá de dente-de-leão.