7 alimentos para diarreia: o que comer para ficar bem de novo

Por Redação

Alimentos para diarreia
Foto Shutterstock

Quando a diarreia ataca, você quer fazer tudo o que puder para se livrar dela o mais rápido possível – e evitar que ela volte. A melhor forma de fazer isso é escolher alimentos para diarreia, que ajudem a regular novamente seu intestino.

Já que ficar sem comer não é uma opção, porque pode inclusive deixar você mais fraco, você deve ser alimentar. Existem certos ingredientes que podem realmente ajudar a acalmar seu estômago e afastar as explosões desagradáveis.

+ Como evitar dores de estômago no dia da corrida
+ Café antes do treino faz mal e desidrata o corpo?

Da mesma forma, existem alimentos dos quais você deve fugir se estiver com o intestino solto. Em geral, laticínios, alimentos ricos em gordura e sem açúcar podem fazer com que você tenha ainda mais diarreia.

Aposte em comida de verdade. Certifique-se de beber muita água – diarreia frequente pode levar à desidratação. E, claro, se durar mais do que alguns dias, ou vier com febre ou dor intensa, consulte o seu médico para descartar um problema de saúde mais sério.

Os alimentos abaixo também devem estar em sua dieta até que você comece a se sentir melhor.

7 alimentos que você deve comer se tiver diarreia

1. Bananas

As bananas contêm carboidratos de fácil digestão, que são suaves em seu intestino. Elas também são carregadas com potássio, um eletrólito que muitas vezes se perde quando você tem diarreia. Além disso, as bananas têm pectina, que ajuda a absorver o líquido no intestino e permite que o cocô se mova mais suavemente.

2. Arroz branco

Ele pode ajudar seu cocô a se tornar mais firme antes de você ir ao banheiro.

3. Ovos

Provavelmente, é melhor não apostar em uma enorme omelete. Mas comer ovos simples e bem cozidos, sem manteiga ou óleo, pode ajudar.

4. Pão branco

Ele não tem fibra, o que facilita a digestão quando se tem diarréia.

5. Caldos

A diarréia pode rapidamente levar à desidratação, e é por isso que é tão importante substituir os líquidos quando você puder. Beber caldo vai ajudá-lo a fazer isso e acrescentar alguns nutrientes extras que a água não consegue fornecer.

6. Purê de batatas

Manteiga e leite não são ótimos para você quando está lutando contra uma diarréia, mas é possível fazer um purê de batatas apenas assando-as no vapor e amassando com um garfo. As batatas são ricas em potássio eletrolítico e são facilmente digeridas, tornando-as uma boa escolha.

7. Biscoito salgado

Alimentos com baixo teor de fibra são usados quando você está com diarréia, e é por isso que a Mayo Clinic recomenda que mordisquem esses biscoitos, também conhecidos como “bolacha de água e sal”.

-Publicidade-