Simples, misturado com frutas frescas ou granola crocante, em camadas em parfaits e adicionado a smoothies, o iogurte é um ingrediente muito versátil. Pode ser doce ou salgado, rico em proteínas ou totalmente vegetal. Honestamente, o que o iogurte não pode fazer? E agora, há outro motivo para abastecer sua geladeira com este popular alimento para o café da manhã: o iogurte pode ajudar a manter sua pressão arterial sob controle.
Leia mais:
+ Quantos ovos se pode comer por semana?
+ 6 alimentos que ajudam a combater pressão alta
O iogurte pode não ser o primeiro alimento que vem à mente quando você pensa na saúde do seu coração. Mas, de acordo com pesquisas, esse café da manhã para fazer qualquer coisa oferece alguns nutrientes bons para você em cada colherada. Graças à sua combinação única de ingredientes, o iogurte pode ser um complemento útil à sua dieta se você estiver trabalhando para reduzir a pressão alta ou manter o coração saudável em geral.
Descubra o que o iogurte tem que o torna um aliado potencial para os seus níveis de pressão arterial.
O iogurte contém micronutrientes benéficos que ajudam a regular a pressão arterial
Uma pesquisa realizada na Universidade do Sul da Austrália em parceria com a Universidade do Maine estudou a ligação entre certos alimentos e fatores de risco cardiovascular (como hipertensão). Especificamente, os cientistas examinaram dados de 915 adultos, que relataram os alimentos que comiam, incluindo o consumo de iogurte.
Os pesquisadores descobriram uma ligação entre aqueles que comiam iogurte regularmente e seus níveis de pressão arterial. Descobriu-se que o consumo habitual de iogurte, ou a ingestão frequente de iogurte, resulta em redução da pressão arterial. Aqueles que comeram iogurte frequentemente observaram o efeito positivo mais forte, com leituras de pressão arterial significativamente mais baixas do que aqueles que não comeram iogurte algum. Os participantes que fizeram do iogurte uma parte regular de suas dietas observaram níveis de pressão arterial cerca de 7 pontos mais baixos do que aqueles que deixaram de consumir esse alimento à base de laticínios.
Por que o iogurte é potencialmente tão bom para a hipertensão? Os pesquisadores do estudo suspeitam que isso tenha a ver com os micronutrientes presentes no iogurte típico.
O iogurte médio contém uma mistura de minerais que ajudam a regular a pressão arterial: cálcio, magnésio e potássio. Como observa a Harvard Health Publishing , cada um desses três minerais desempenha um papel importante no gerenciamento do fluxo sanguíneo por todo o corpo. O potássio ajuda a relaxar as paredes dos vasos sanguíneos, o que reduz a pressão arterial. O magnésio regula a pressão arterial, bem como os níveis de açúcar no sangue e, como o potássio, relaxa os vasos sanguíneos. E o cálcio está envolvido no processo de contração e relaxamento dos vasos sanguíneos, ajudando-os a funcionar sem problemas.
Uma porção de iogurte é uma maneira fácil e eficiente de garantir que você está adicionando esses nutrientes essenciais para a pressão arterial em sua dieta diária. Mas não são apenas os minerais presentes que fazem do iogurte uma boa escolha. As bactérias “boas” também desempenham um papel.
Os pesquisadores do estudo apontam que certas bactérias presentes na maioria dos iogurtes ajudam a liberar proteínas, o que por sua vez pode reduzir a pressão arterial. Como observam os pesquisadores da Johns Hopkins Medicine , isso pode ajudar a ativar receptores nos vasos sanguíneos, o que por sua vez pode ajudar a reduzir a pressão arterial em geral.
Os pesquisadores também sugerem que o iogurte pode não ser o único alimento que oferece esses benefícios potenciais para a pressão arterial. Eles levantam a hipótese de que outros alimentos à base de laticínios também podem ter um impacto positivo. Mas não mergulhe cegamente nos laticínios. Procure os principais nutrientes que podem ajudá-lo a controlar a hipertensão: cálcio, magnésio e potássio. E você não pode ignorar as bactérias benéficas do iogurte; recorrer a probióticos e outros alimentos ricos em probióticos também pode ser uma escolha útil.