Alimento com mofo: O que acontece se eu acidentalmente comer um?

Alimento com mofo: O que acontece se eu acidentalmente comer um?
Foto: Unsplash

Poucas coisas doem tanto quanto a traição de uma comida amada. Você morde um sanduíche ou um pedaço de fruta e, quando está preparada para engolir, percebe que ele está coberto de mofo. E agora? Você cospe imediatamente? Lava sua boca? Liga para sua mãe?

+ Por que tomar café dá vontade de ir ao banheiro?

+ É possível ser body positive e ainda querer emagrecer? Os especialistas avaliam

+ Como voltar ao rip após os exageros do carnaval

De acordo com o gastroenterologista Rudolph Bedford, você provavelmente está bem. Mas é importante saber algumas coisas sobre comer mofo, sendo uma delas a rara possibilidade de você ficar doente. As informações são da “Women’s Health”.

O que acontece se eu comer alimento com mofo?

“Você não vai morrer com isso”, diz Bedford. “E você pode digerir como qualquer outro alimento” — desde que seu sistema imunológico esteja em boa forma.

O mofo — formado por fungos microscópicos — se infiltra em produtos vegetais e animais depois de ser transportado por ar, água ou insetos. Ele pode ser perigoso, mas geralmente não é. Além disso, ele até está em alguns alimentos, incluindo presuntos e queijos como o azul, gorgonzola, Brie e Camembert — que são totalmente seguros para comer, de acordo com o Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA).

Os pontos verdes e brancos difusas nos vegetais podem fazer você se sentir mal, mas Bedford diz que isso é mais provável porque o mofo tem um gosto ruim, não por causa de qualquer toxina em particular. Antes de se apressar em ligar para o médico, ele indica esperar e ver se seus sintomas vão além da náusea. “O estômago é um ambiente hostil. Então, normalmente, a maioria das bactérias e fungos não vai sobreviver”, explica.

E se eu ficar doente?

“É muito incomum que você fique realmente doente pelo mofo”, pontua Bedford. E nos casos raros em que isso ocorre, provavelmente será por grandes quantidades de mofos atóxicos. Seus sintomas incluem náuseas e vômitos persistentes, e é quando você deve ligar para o médico.

Em outros casos, você pode ter uma reação alérgica a alguns fungos e desenvolver alguns problemas respiratórios, que, segundo o especialista, são temporários e tratáveis. “Eu posso forçar os pacientes à diarreia para tentar limpar o organismo”, explica ele. Outra opção é prescrever medicamentos antináusea ou induzir o vômito. Mas não se preocupe: em seus 30 anos de prática, Bedford diz que nunca viu ninguém morrer ou precisar de tratamento mais intenso devido ao mofo.

Posso apenas cortar o mofo da comida?

Depende do alimento. Embora só vejamos seus topos descoloridos, todos os mofos têm “raízes” que invadem os alimentos, de acordo com o USDA. Essas raízes permitem que as toxinas (caso existam) se espalhem por todo o interior, de modo que a melhor opção, segundo Bedford, é jogar a comida fora, independentemente de onde você veja o mofo.

Alguns queijos, salame, frutas e vegetais, por exemplo, ainda podem ser comidos, uma vez que é mais difícil para o mofo penetrá-los profundamente, de acordo com o USDA. Embora os mofos não sejam mais “seguros”, você pode “cortar pelo menos cinco centímetros ao redor e abaixo do local em que ele está”, de acordo com o órgão. Apenas certifique-se de manter a faca fora do mofo e retirá-lo completamente.

Alimentos que você pode comer se tirar o mofo:

  • Queijos duros;
  • Salame duro;
  • Frutas firmes;
  • Legumes.

Alimentos para jogar fora se tiverem mofo:

  • Queijos macios (exceto os que são propositalmente mofados);
  • Frutas moles;
  • Assados;
  • Legumes;
  • Nozes;
  • Iogurte;
  • Geleias;
  • Carne.

Como posso evitar que o mofo se forme?

Refrigerando. “O crescimento do mofo é incentivado por condições quentes e úmidas”, afirma o USDA. Eles também podem crescer na geladeira, mas mais lentamente. Quando os esporos de fungos secam, eles flutuam no ar e encontram condições de gerar alguns “amigos”.

Assim, o USDA recomenda manter seu refrigerador limpo, manter o nível de umidade da casa abaixo de 40%, examinar os alimentos antes de comprá-los, comprar alimentos em pequenas quantidades para que o mofo não tenha tempo de crescer, cobrir alimentos com plástico e comer sobras apenas dentro de três a quatro dias.