A escaladora norte-americana Emily Harrington, 33, sofreu um grave acidente na segunda-feira (26) enquanto escalava o El Capitan, uma famosa rocha de 910 metros de altura no Parque Nacional de Yosemite, nos Estados Unidos.
Emily caiu enquanto tentava escalar de forma livre a via “Golden Gate” 5.13b norte-americano (9c brasileiro) da base até o cume em um único dia.
“Tive um acidente ontem no El Cap. Estou ferida, mas ficarei bem, felizmente”, escreveu Emily nas redes sociais com fotos de seus ferimentos.
Ver essa foto no Instagram
Ela foi resgatada por vários colegas de escalada, incluindo Alex Honnold, a primeira pessoa a escalar o El Capitan sem cordas de segurança e que foi tema do documentário vencedor do Oscar 2019, ”Free Solo”.
+ Timelapse da escalada mais rápida no monte El Capitan
+ Alex Honnold e Emily Harrington se juntam para mandar um paredão na Sierra californiana
De acordo com o relato da escaladora, durante a queda ela acabou girando no ar e a corda pegou em seu pescoço. Emily também foi socorrida pelos escaladores Adrian Ballinger, Jon Glassberg, Sanni McCandless (namorada de Alex Honnold), Tara Kerzhner e voluntários do Yosemite Search and Rescue (YOSAR).
O namorado de Emily, Adrian Ballinger, também escalador, disse no Instagram que a queda aconteceu em um dia de muito frio e que Honnold ajudou a escaladora a se manter consciente. ”Ela sofreu uma grande queda em temperaturas abaixo de zero, com ferimentos reais e muitas razões para suspeitar de lesão na coluna vertebral. Mas, olhando para trás, também foi o melhor cenário dentro do pior cenário. Alex a ajudou a manter a calma e também na imobilização da coluna vertebral de Emily, preparando as coisas para o resgate, contando histórias e mantendo-a falando o tempo todo.”
Adrian conta que o YOSAR chegou depois de 90 minutos com uma grande equipe e o equipamento necessário para tirá-la da rocha e do local. ”Emily lidou com a dor, ajudou onde pôde e permaneceu positiva o tempo todo. Vai demorar um pouco, mas ’Em’ e seus brincos manchados de sangue e sua nova tatuagem no pescoço voltarão ao mundo vertical em breve.’’
Emily Harrington é cinco vezes campeã nacional dos EUA em escalada esportiva, e ficou em segundo lugar no Campeonato Mundial de 2005. Ela também já escalou a difícil rota Golden Gate no El Capitan em 2015.
A escaladora informou que já está no hospital em recuperação e não corre perigo de morte.