Um adolescente de Dakota do Norte (EUA) está se recuperando depois de escorregar e cair no Grand Canyon, no estado de Arizona, na semana passada.
+ Kristin Harila recebe ameaças e se defende após morte de carregador no K2: ‘fizemos tudo o que podíamos’
+ As 11 melhores trilhas do Grand Canyon
+ Explore o lado B do Grand Canyon em um trekking de quatro dias
Na terça-feira, 8 de agosto, Wyatt Kauffman, de 13 anos, caiu aproximadamente 20 a 30 metros abaixo de Bright Angel Point na borda norte do cânion, de acordo com um comunicado à imprensa do National Park Service. Kauffman teve nove vértebras quebradas, um baço rompido, um pulmão colapsado, uma concussão, uma mão quebrada e um dedo deslocado na queda, informou a estação de notícias KPNX de Phoenix.
Mas ele escapou com vida. Kauffman disse aos repórteres que na verdade estava tentando ser cortês com outros turistas quando escorregou da borda. “Eu estava na borda e estava saindo do caminho para que outras pessoas pudessem tirar uma foto. Eu me agachei e me segurei em uma pedra. Eu só tinha uma mão nela”, disse Kauffman à KPNX. “Perdi o controle e comecei a cair para trás.”
As autoridades chegaram ao local pouco tempo depois e determinaram que o resgate por helicóptero não era possível. Em vez disso, a equipe de busca e resgate do Parque Nacional do Grand Canyon usou cordas e uma maca para levar o adolescente até a borda do North Rim. A operação de resgate levou duas horas e envolveu quase 40 equipes de emergência, de acordo com a KPNX. Kauffman foi posteriormente levado de avião para um hospital em Las Vegas.
“Depois da queda, não me lembro de nada”, disse ele. “Eu só me lembro de acordar e estar na parte de trás de uma ambulância e um helicóptero e entrar em um avião.”
O pai do menino, Brian Kauffman, estava em casa em Dakota do Norte quando recebeu “um dos telefonemas mais comoventes” sobre o acidente de seu único filho. “Temos sorte de trazer nosso filho para casa em um carro no banco da frente, em vez de em um caixão”, disse ele à KPNX.
O adolescente de 13 anos recebeu alta do hospital no sábado (12).
O Bright Angel Point tem vista para a trilha Bright Angel, que os caminhantes usam para acessar o rio Colorado a partir da margem norte. O caminho curto para o mirante é “exposto aos elementos” e “surpreendentemente íngreme em algumas seções”, de acordo com o National Park Service. As autoridades dizem que os visitantes devem permanecer nas trilhas designadas e manter uma distância segura de pelo menos um 1,80 metro da borda do North Rim.
Em agosto de 2022, um homem de 44 anos que caminhava perto de Bright Angel Point caiu 60 metros abaixo da borda e morreu. Ele estava caminhando fora da trilha quando tropeçou na borda, dizem as autoridades.
Houve pelo menos duas quedas fatais em parques nacionais dos EUA nos últimos dias. Na sexta-feira, 11 de agosto, uma mulher da Califórnia caiu e morreu enquanto caminhava no Parque Nacional Grand Teton, em Wyoming. E no sábado, 11 de agosto, uma mulher morreu e um homem ficou gravemente ferido depois que eles caíram de 90 metros enquanto desciam um corredor no Parque Nacional das Rocky Mountains.