Adolescente morre após escapar de equipamento de escalada e cair de 30 metros

Por Outside USA

Adolescente morre após escapar de equipamento de escalada e cair de 30 metros
Foto: Reprodução/Facebook/Cherokee Rock Village

Uma adolescente de 18 anos morreu no sábado (14) após cair das âncoras de uma rocha enquanto fazia uma via de escalada na Sand Rock (Cherokee Rock Village) no nordeste do Alabama, nos Estados Unidos.

+ 5 dicas de segurança na trilha em grupo
+ Hurt: assista ao premiado curta-metragem sobre escalada solo e saúde mental

Yutung “Faye” Zhang, uma escaladora iniciante, foi a última em seu grupo a subir uma via guiada na via principal da rocha por volta das 12:00. Ao alcançar os ancoradores, após limpar o equipamento de outros membros do grupo em seu caminho para cima, Zhang se preparou para remover um mosquetão de segurança único que seu grupo havia colocado nos ancoradores como um backup caso a corda se soltasse.

Embora nenhum membro de seu grupo estivesse nos ancoradores para testemunhar o que aconteceu, seu segurador escreveu no site Mountain Project que parece que, ao retirar o mosquetão, Zhang inadvertidamente colocou a corda em uma posição de modo que, quando fosse tensionada, ela se soltaria dos dois ganchos.

À medida que a corda ficava sem peso, seu segurador “caiu e bateu minhas costas e cabeça contra outra rocha, e [Zhang] caiu ao meu lado e provavelmente faleceu no impacto. Alguns de nós treinados em primeiros socorros de emergência vieram imediatamente para ajudar, bem como um médico que estava na área. A resposta dos serviços médicos de emergência foi bastante rápida, mas realmente não havia nada a ser feito.”

“Aos nossos olhos, isso era uma atividade rotineira e uma das coisas mais seguras que poderíamos pedir a um escalador relativamente inexperiente”, acrescentou o segurador. “Ao mesmo tempo, sei que todos nós estamos nos culpando por pedir que ela fizesse qualquer coisa. … Todos nós temos pensado sobre o que poderíamos ou deveríamos ter feito de forma diferente ou como essa experiência poderia ter sido mais segura.”

Originalmente de Minnesota, Zhang era caloura na Universidade da Geórgia, frequentando a faculdade com uma bolsa acadêmica. Segundo seu pai, Pingchuan Zhang, esta viagem a Sand Rock foi a segunda vez que sua filha escalou ao ar livre. A adolescente conheceu os outros membros de seu grupo em um ginásio de escalada em Atenas, Geórgia.







Acompanhe o Rocky Mountain Games Pedra Grande 2024 ao vivo