10 ações efetivas para fazer no Dia da Terra

Por Outside USA

10 ações efetivas para fazer no Dia da Terra - Go Outside
Foto: Shutterstock

Depois de perceber a lacuna entre suas convicções sobre mudanças climáticas e sua própria pegada de carbono, Kurt Hoelting embarcou em um experimento de um ano em 2008 para redescobrir o coração de onde morava, às margens de Puget Soundm, em Washington (EUA). Ele narrou as viagens no livro The Circumference of Home: One Man’s Yearlong Quest for a Radically Local Life e, no espírito dessa aventura, listou as dez melhores ações para fazer no Dia da Terra:

+ 6 filmes para ensinar crianças e adolescentes sobre mudanças climáticas
+ Conheça os selos para compras mais sustentáveis

10 ações efetivas para fazer no Dia da Terra

1. Faça um plano de 500 e 10.000 anos para a restauração de seu território natal
Pense em quem estará aqui gerações depois que você se for. Que mudanças são necessárias agora na maneira como você vive que prepararão o caminho para uma restauração profunda muito além do seu próprio tempo de vida? Comece a mudar seu comportamento como se o próprio futuro da vida na Terra dependesse do que cada um de nós decidir fazer agora – o que, de fato, acontece.

2. Não limite suas ações do Dia da Terra a vistas panorâmicas
Dê uma olhada nos lugares devastados perto de casa também. Entenda nossa cumplicidade compartilhada nessas perdas, mas não fique bravo e comece a apontar dedos. Pense no que será necessário para restaurar este lugar e comprometa-se com um ato específico, como ingressar em um grupo local de restauração ecológica. Você pode não ver resultados imediatos, mas cada ação conta.

3. Mergulhe na história cultural de sua terra natal
Quais tribos nativas antigas viviam perto de sua casa e como elas viviam? Que lugares específicos eram importantes para eles e por quê? Que tribos locais ainda existem? Experimente visitar suas comunidades e participar de suas celebrações. Você conhecerá a relação deles com a terra e mais sobre a própria terra.

4. Faça uma lista de viagens que você poderia fazer perto de casa
Se você viaja muito de avião, planeje trocar férias com alto teor de carbono este ano por uma alternativa de baixo carbono. Veja isso como uma oportunidade e não como um sacrifício. Onde você poderia explorar em casa que poderia ser tão atraente, sem todos os problemas e despesas de viagens de avião?

5. Escreva uma carta a um político
Sobre uma questão ambiental pela qual você é apaixonado. Escreva à mão e de maneira simples, para que eles saibam que você se importa. E diga a eles por que é importante se importar. Peça uma resposta e, em seguida, escreva novamente. Faça uma conversa real, mesmo que não pareça que eles estão ouvindo. Você é um cidadão, e seus esforços são importantes.

6. Conheça sua pegada de carbono
Faça uma pesquisa de pegada de carbono online. Veja como sua pegada se compara com a média nacional. Aprenda em detalhes onde seu uso de energia é excessivo e comprometa-se a tomar medidas concretas para reduzir. Faça um plano e um cronograma específico para fazer essas mudanças.

7. Leve uma criança para a natureza
Vivemos em uma era de obesidade infantil e “transtorno de déficit de natureza”. Levar uma criança para a natureza abrirá o universo para ela. Deixe-os guiá-lo enquanto exploram e siga seu ritmo. Veja através de seus olhos, e você encontrará aventura.

8. Passe o dia inteiro desvinculado das viagens mecanizadas
Seus ancestrais não tinham todas as nossas engenhocas modernas – você pode aprender algo com eles. O que eles sabiam vivendo mais perto da terra que você corre o risco de esquecer? Delicie-se com os prazeres simples de caminhar, sentar e ouvir. Volte para uma experiência direta do mundo natural.

9. Celebre o Dia da Terra com alguém que você ama
O prazer que você sente na companhia de um ente querido é uma expressão de sua própria selvageria interior. Pode ser o maior ato de restauração do habitat interior que você pode realizar no Dia da Terra.

10. Explore!
Redescubra a variedade e a maravilha do que está próximo. Pegue um mapa detalhado do seu território natal e encontre dez lugares dentro de 16 km de casa que você nunca explorou. Escolha um e faça uma viagem de campo do Dia da Terra lá. Vá a pé ou de bicicleta. Você pode se surpreender com o que vai encontrar.

-Publicidade-